O brasileiro Daniel Nascimento terminou a prova na oitava colocação na maratona masculina do Campeonato Mundial de Atletismo neste domingo (17). Com tempo de 2h07min35sm ele ainda cruzou a linha de chegada com um sangramento na região do calcanhar. A maratona disputada na cidade de Eugene, no estado americano do Oregon, terminou com vitória e tempo recorde do etíope Tamirat Tola.
Tola fez tempo impressionante de 2h05min36s. A marca é a melhor da história em Mundiais. O atleta de 30 anos que foi campeão mundial de cross-country em 2015 e vice-campeão da maratona no Mundial de 2017, cruzou a linha de chegada com vantagem de 200m para os outros competidores. O também etíope Mosinet Geremew ficou com a prata e o belga, nascido na Somália, Beshir Abdi garantiu a medalha de bronze.
O Brasil ainda teve a participação de José Márcio Leão, que fez o 27º melhor tempo, 2h11min43s e Paulo Roberto Paula foi o 37º a cruzar a linha de chegada, com tempo de 2h13min39s.
O canadense Cameron Levins ficou na quarta posição, com tempo de 2h07min09s, seguido de muito perto por Geofrfrey Kanworor, do Quênia, que cruzou a linha de chegada cinco segundos mais tarde. Tola poupou energias durante os primeiros 30 quilômetros. Ele atacou nos 34Km, abriu 12 segundos de vantagem, depois foi ampliando pouco a pouco.