Está tudo pronto para a estreia do Juventude no Brasileirão Feminino sub-20. Contra o Corinthians, nesta terça-feira (3), às 14h, a equipe alviverde entra em campo pela primeira rodada da competição nacional. A partida ocorre no estádio municipal de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo.
Para a temporada, o clube da Serra Gaúcha anunciou a contratação de Luciano Brandalise como técnico. Além do Brasileirão sub-20, o Ju também disputará a A-3 e o Gauchão Feminino. Nas três competições, o objetivo é o mesmo:
— Fazer um bom papel, bons jogos e dar experiência para essas meninas. Jogos competitivos, para representar bem o clube nesta primeira competição, deixar uma boa impressão no campeonato — ressalta Luciano Brandalise.
O Juventude está no Grupo B, junto com Corinthians, Avaí Kindermann e Botafogo-PB. A composição das chaves foi sorteada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
— Tinham vários times (no sorteio) que seria difícil enfrentarmos. Íamos pegar uma dessas potências, como o Corinthians. O Botafogo-PB é um time de empresários, mas acho que eles têm mais facilidade para buscar jogadoras. O Avaí é a base do Kindermann, muito tradicional no futebol feminino. Então, sabemos que a dificuldade vai ser imensa, mas vamos tentar fazer um time competitivo — explica o técnico do Juventude.
Para a disputa do Brasileirão Feminino sub-20, foi formado um grupo com cerca de 20 gurias. Destas, apenas oito são remanescentes do ano passado: as zagueiras Katriny Techio e Eduarda Dalla Costa, as laterais Gabriela Rech e Marcelly Verônika, as meio-campistas Michele Cardoso e Jennifer Melo, e as atacantes Isadora Padinha e Tainá Santos — destas, quatro estão em transição após lesões e não viajaram para São Paulo: Eduarda, Verônika, Jennifer e Tainá.
— Fizemos uma captação muito forte, e ficamos com oito gurias que já estavam no ano passado. Avaliamos 60 gurias e estamos com cerca de 20 no grupo. A dificuldade é que elas são destaques na região, mas muitas não jogavam futebol, mas futsal, futebol 7. Então, estamos tendo dificuldade no entrosamento, na parte física. Temos um time bom tecnicamente, mas ainda falta minutagem, vivência e jogo — avalia o treinador do Juventude.
Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam dentro das chaves, em partidas de turno e returno. Para classificar-se à segunda fase, o Juventude precisa ficar na liderança do Grupo B ou entre os dois melhores colocados na classificação geral.
Confira os jogos do Juventude
- 3/5 (terça-feira), 14h: Juventude x Corinthians
- 5/5 (quinta-feira), 8h30min: Juventude x Botafogo-PB
- 7/5 (sábado), 18h30min: Kindermann x Juventude
- 9/5 (segunda-feira), 18h30min: Juventude x Kindermann
- 11/5 (quarta-feira), 14h: Botafogo x Juventude
- 13/5 (sexta-feira), 10h30min: Corinthians x Juventude
Confira o elenco do Juventude para a disputa
- Goleiras: Livia e Paola
- Zagueiras: Duda Silva, Duda Hofsetz, Katriny e Luana
- Laterais: Bruna, Rovana e Gabi Rech
- Meio-campistas: Bianca, Michele Cardoso, Leticia, Larissa, Sara e Mylene
- Atacantes: Camily, Isadora, Lari Duarte e Nikoli