O Juventude confirmou a nova comissão técnica responsável pelo comando do futebol feminino do clube em 2022. Foi anunciado, nesta quinta-feira (10), o experiente treinador Luciano Brandalise, 53 anos. Junto a ele, as Esmeraldas contarão com Cristian Giacomoni, 34 anos, novo preparador físico.
Brandalise tem um vasto currículo e bagagem no futebol feminino, além de mais de 20 anos de experiência em equipes de categorias de base. O profissional iniciou sua carreira em 2001, na base do Caxias. Em 2006, teve a primeira passagem pelo Juventude. Em paralelo, o treinador comandava a equipe feminina de futsal do Santa Catarina, onde chegou em 2004 e permaneceu até 2014.
Em 2008, Luciano foi contratado pelo Brasil de Farroupilha e, além de técnico das equipes de base, foi auxiliar da equipe profissional. Em 2011, o comandante foi campeão gaúcho com o time feminino de Flores da Cunha. Em 2013, Brandalise retornou ao Caxias e, em 2015, assumiu como treinador e coordenador técnico da APAFUT, permanecendo até a atual temporada.
— Chegamos ao Juventude com grande expectativa. O clube nos apresentou um projeto interessante, com uma equipe de trabalho extremamente qualificada e motivada para realizar uma grande temporada. Já iniciamos o processo de captação com foco nas competições que teremos no ano. Juntos, queremos elevar o patamar do futebol feminino do Ju, que carrega tantas histórias e conquistas — destacou Luciano Brandalise.
Já Cristian Giacomoni iniciou sua carreira no Caxias, em 2010, onde foi preparador físico e auxiliar-técnico das categorias sub-15 e sub-17. Em 2012, chegou ao Juventude para coordenar a preparação física das categorias sub-13 e sub-14 e ser o responsável pela sub-17, onde ficou até 2017.
Além da comissão técnica, integram a equipe das Esmeraldas Volmar Sganzerla, Sônia Sganzerla e Renata Armiliato, multicampeões com o futebol feminino do Juventude na década de 2000, como treinador, supervisora e goleira, respectivamente. Os profissionais estarão com Viviane Pezzi e farão parte do staff. Ainda, Francisco Rech, Raimundo Demore, Adão Marques e Rogério Bridi assumem como diretores. O futebol feminino do Ju ficará sob o comando do Departamento de Base, que tem Lúcio Rodrigues como gerente.
As Esmeraldas se apresentam no Estádio Alfredo Jaconi em 21 de março, dando início aos trabalhos com foco voltado para o Campeonato Brasileiro Sub-20, que inicia no dia 3 de maio. Além do Campeonato Brasileiro Sub-20, as Esmeraldas disputarão o Campeonato Gaúcho, previsto para iniciar em 26 de junho.