O Brasil e outras 12 seleções vivem dias confortáveis nesse começo de 2022 com a certeza de que em novembro estarão na Copa do Mundo do Catar. A maioria das equipes dos cinco continentes vive a agonia de buscar a classificação nas rodadas finais do torneio.
Para a maioria, a aflição será prolongada, já que nas primeiras datas Fifa do ano, entre o fim de janeiro e começo de fevereiro, poucas estão em condições de garantir a classificação antecipada.
Além do time de Tite e do anfitrião Catar, estão garantidos os craques das seleções da Alemanha, Argentina, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça. Restam 19 vagas abertas.
A quantidade de lugares vagos pode diminuir, mas não muito, com as rodadas a serem disputadas no fim de janeiro e no começo de fevereiro. Na América do Sul, o Equador está a duas vitórias e um tropeço dos rivais da classificação. Na Ásia, um posto no grupo dos classificados pode ser alcançado por Irã e Coreia do Sul.
A seguir veja como está a situação detalhada em cada um dos continentes.
Europa
- Quem está classificado: Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Suíça e Sérvia.
- Quem ainda pode se classificar: Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales, Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, República Tcheca, Áustria e Ucrânia.
- Quando: as semifinais da repescagem serão disputadas em 24 de março. As finais no dia 29 do mesmo mês.
A situação
Doze países ganharam uma chance na repescagem. Somente três sobreviverão e chegarão até o Catar. Eles foram divididos em três grupos, onde jogarão semifinal e final. Só o campeão garante vaga na Copa.
Grupo A: Ucrânia, País de Gales, Escócia e Áustria
A chave tem quatro seleções que não fazem seus torcedores vibrarem em uma Copa há anos. A Ucrânia é quem sentiu o gostinho de jogar um Mundial há menos tempo, o último foi em 2006. Os ucranianos são os favoritos. Na Eurocopa do ano passado, chegaram às quartas de final e levaram 4 a 0 da Inglaterra.
Gareth Bale tem a responsabilidade de fazer o País de Gales retornar ao principal torneio do planeta, o que não ocorre desde 1958, quando os galeses caíram nas quartas de final ao levarem 1 a 0 do Brasil. Na última Euro, foram até as oitavas. A eliminação foi com goleada de 4 a 0 para a Dinamarca.
Em 1998, a Escócia não passou da fase de grupos no Mundial da França. Os escoceses caíram na chave do Brasil e perderam por 2 a 1 para o time de Zagallo. Em 2021, também não passaram da primeira etapa da Euro.
A Copa francesa também foi a última da Áustria. A Euro acabou na prorrogação nas oitavas de final para Itália por 2 a 1.
- Os jogos
Semifinal 1: Escócia x Ucrânia
Semifinal 2: País de Gales x Áustria
Grupo B: Rússia, Polônia, República Tcheca e Suécia
Após sediarem o torneio de 2018, os russos tentam jogar terceira edição seguida da Copa do Mundo, o que não ocorre desde que o país fazia parte da União Soviética. Mesmo sendo uma das sedes da Euro 2020, a Rússia não passou da fase de grupos. Para ir ao Catar, o time terá de surpreender.
A Polônia não conta mais com Paulo Sousa como técnico, mas segue tendo Robert Lewandowski no ataque. Nele recaem as principais esperanças de o país ir para sua segunda Copa seguida. Na última Euro, caiu ainda na fase de grupos.
Ibrahimovic tem 120 jogos pela Suécia, nenhum deles em Copa do Mundo. Aos 40 anos, o atacante tem a sua derradeira chance de ir a um Mundial. Há quatro anos, a Suécia se classificou superando a Itália na repescagem, mas Ibra não fazia parte do elenco e não foi chamado para a campanha que terminou em derrota por 2 a 0 para a Inglaterra, nas quartas de final.
- Os jogos
Semifinal 1: Rússia x Polônia
Semifinal 2: Suécia x República Tcheca
Grupo C: Portugal, Itália, Macedônia do Norte e Turquia
Com o perdão das outras chaves, mas os holofotes estarão todos focados no Grupo C. As opções aqui são que ou Itália ou Portugal ou nenhuma das duas seleções irá à Copa. O sorteio da repescagem colocou o time de Cristiano Ronaldo junto com os tetracampeões mundiais.
Nunca a Itália ficou de fora de dois Mundiais seguidos, e o time de Roberto Mancini não quer alcançar o feito inédito. Após conquistar a Euro no ano passado, a Azzurra tropeçou nas duas últimas rodadas das Eliminatórias e ficou atrás da Suíça no Grupo C, as duas equipes terminaram a primeira etapa invictas.
A história de Portugal é semelhante, porém, mais dramática. Os lusitanos perderam a ponta do grupo no último minuto do último jogo, quando Mitrovic marcou o gol da Sérvia no 2 a 1, em Lisboa, classificando os compatriotas de Novak Djkoovic e jogando os portugueses para a repescagem. Portugal disputou as últimas cinco Copas.
Mas para o encontro acontecer será preciso passar pelas semifinais. A Itália, na teoria, não deve ter problemas para superar a Macedônia do Norte. Os macedônios ficaram em segundo lugar de seu grupo, atrás da Alemanha e à frente de seleções de pouca tradição. Na Euro passada, voltaram para casa zerados.
Os turcos não vibram em Copa do Mundo desde 2002, quando perderam para o Brasil na semifinal. Desde então, pouco apresentaram. Perderam suas três partidas na Euro, mas fizeram uma fase de grupos sólida nas Eliminatórias, foram derrotados somente pela a Holanda (tudo bem que foi por 6 a 1).
- Os jogos
Semifinal 1: Itália x Macedônia do Norte
Semifinal 2: Portugal x Turquia
América do Sul
Depois de 14 rodadas, somente Brasil e Argentina podem arrumar as malas rumo ao Catar. Do Equador até o Paraguai, penúltimo colocado, a briga está acirrada. Faltam quatro partidas para cada postulante a um lugar na Copa. Além de equatorianos e paraguaios, também estão na disputa Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Bolívia.
A disputa é pelas duas vagas diretas e mais uma na repescagem mundial, contra um representante da Ásia.
- Quando: as rodadas serão disputadas em 27 de janeiro, 1 de fevereiro e 24 e 29 de março. A repescagem ocorre em jogo único em 13 ou 14 de junho.
Concacaf
Pense em uma eliminatória longa. Essa é a da Concacaf. Foram duas fases. Na terceira, oito seleções jogam em turno e returno. Das 14 rodadas, foram disputadas somente oito.
- Quem participa: Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras.
- Quando: 27 e 30 de janeiro, 2 de fevereiro, 24, 27 e 3o de março.
A situação
A Concacaf gosta de apresentar algumas novidades para o futebol. A desta edição se chama Canadá. Líderes da fase com 16 pontos, os canadenses podem estrear em Copas.
As seleções tradicionais de Estados Unidos e México fecham a zona de classificação com 15 e 14 pontos, respectivamente. A vaga para a repescagem está com o Panamá, com a mesma pontuação, mas um saldo inferior ao dos mexicanos. Depois, cinco pontos atrás, aparece a Costa Rica.
México e Panamá se enfrentam em 2 de fevereiro. Quem terminar em quarto lugar disputará uma vaga contra um representante da Oceania.
Ásia
Esse é outro continente que transforma as Eliminatórias em uma maratona. Duas etapas já se foram. Restam 12 seleções dividas em dois grupos. Faltam quatro rodadas para o fim desta fase. Os dois primeiros de cada chave estarão no Catar. Os terceiros colocados se encontram na repescagem local, quem passar vai para a repescagem mundial, contra o quinto colocado da América do Sul.
- Quando: os jogos serão em 27 de janeiro, 1 de fevereiro e 24 e 29 de março. A repescagem local ainda não foi agendada. A disputa por um lugar na Copa contra uma seleção da América do Sul será em 13 ou 14 de junho, em jogo único.
A situação
No Grupo A, apenas uma catástrofe tirará a Coreia do Sul e o Irã de mais uma Copa - os coreanos estão presente em todas edições desde 1986. O time de Son Heung-min, do Tottenham, lidera a chave com 16 pontos, dois de vantagem para os iranianos. Os Emirados Árabes Unidos estão em terceiro, com oito pontos de desvantagem para a zona de classificação direta. Líbano, Iraque e Síria ainda lutam pela chance de disputar ao menos a repescagem.
A situação no Grupo B está um pouco mais embolada na parte de cima. Na ponta, com 16 pontos, a Arábia Saudita tenta disputar o seu segundo Mundial seguido. São quatro pontos de vantagem para o Japão, o segundo colocado, e cinco para a Austrália, dona do terceiro posto. Omã (7) e China (5) ainda tentam uma vaga direta. O zerado Vietnã, no máximo, pode sonhar com um improvável lugar na repescagem.
Oceania
A Oceania sempre presenteia o amante do futebol com algum dos resultados mais esdrúxulos. Como esquecer aquele 31 a 0 da Austrália sobre Samoa Americana, em 2001? As Eliminatórias locais ainda não começaram. Tudo será decidido em eletrizantes duas semanas entre 17 e 30 de março.
- Formato: uma etapa preliminar será disputada entre Tonga e Ilhas Cook. Quem avançar caíra no grupo que tem Ilhas Salomão, Taiti e Vanuatu. A outra chave conta com Nova Zelândia, Nova Caledônia, Ilhas Fiji e Papua Nova Guiné.
Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais, quem passar vai à decisão. O campeão jogará um repescagem contra uma seleção da Concacaf em 13 ou 14 de junho, em jogo único.
África
Outra maratona em forma de torneio classificatório. São três fases que envolvem ao todo 54 países. Restam 10 seleções. Elas farão cinco confrontos de "classificação-televisão", também chamados de mata-mata. Quem passar nos jogos de ida e volta tem a classificação ao Catar garantida, os derrotados verão o torneio pela televisão.
- Quando: as partidas serão em 24 e 29 de março.
Os confrontos
- Egito x Senegal
Os egípcios nunca jogaram duas Copas do Mundo seguidas. Graças a Mo Salah a façanha inédita pode ser alcançada. Na Rússia, a equipe teve a segunda pior campanha do torneio. O mesmo vale para Senegal, outra seleção que caiu na fase de grupos há quatro anos. - Camarões x Argélia
Donos de campanhas marcantes em Mundiais, os camaroneses ficaram de fora da última Copa. O mesmo vale para os argelinos. Após darem um suador na Alemanha, em Porto Alegre, em 2014, não conseguiram se classificar para o torneio sediado pela Rússia. - Gana x Nigéria
Depois de três participações seguidas, Gana não jogou a última Copa. Desde 1994, a Nigéria só não se classificou para o torneio em 2006. - Congo x Marrocos
A única vez que o Congo disputou uma Copa foi em 1974, quando o país ainda se chamava Zaíre. Naquele ano, a equipe caiu no grupo em que estava o Brasil. O 3 a 0 dos brasileiros contou com um gol do colorado Valdomiro. Os marroquinos também atravessaram o caminho do país, mas em 1998, e perderam pelo mesmo placar. Depois do mundial da França, voltaram à competição somente em 2018 e não passaram da fase de grupos. - Mali x Tunísia
Das 10 equipes que lutam pelas cinco vagas, Mali é a única que nunca jogou uma Copa do Mundo. A Tunísia tenta participar do Mundial pela sexta vez, a última foi na Rússia, onde parou na fase de grupos.