Difícil não imaginar como o Catar deve ter apresentando a sua candidatura ao Comitê Executivo da Fifa em 2009.
— Planejamos construir sete estádios e uma cidade.
— Uma cidade?
— Sim, uma cidade. Dinheiro não é problema.
O diálogo é fictício, mas reflete a opulência que atraiu a Fifa a organizar a Copa do Mundo de 2022 em um país árabe. Em meio a uma imensidão de areia, o Catar construiu uma cidade e sete estádios, além de ter reformado outro. Tudo pela bagatela de 51 bilhões de dólares (R$ 310 bilhões), uma pechincha para a nação mais rica do mundo. A conta poderia ser maior já que a intenção era ter 12 locais para receber o torneio. A um ano da partida de abertura, no jogo em que o Catar fará sua estreia em Mundiais, a estrutura está toda montada.
Por trás de cada um dos estádios do Mundial há um conceito com a intenção de mostrar para o mundo elementos significativos da cultura árabe. A ambição atingiu o seu ápice em Lusail, metrópole erguida do zero. Onde havia dunas existe agora a cidade do futuro, com alta tecnologia e elevados padrões de sustentabilidade. A ideia de fazer uma cidade novinha em folha para 200 mil habitantes começou a tomar forma em 2005, quando o governo local lançou o Qatar National Vision 2030, planejamento criado pelo governo para alavancar o desenvolvimento econômico, ambiental, humano e social do Catar. A escolha do país como sede do Mundial em 2010 acelerou o processo.
A peça central do empreendimento é o Estádio Lusail, palco da decisão da Copa do Mundo. É a única arena ainda não concluída, mas não por muito tempo. A expectativa, de acordo com a Fifa, é de que o estádio esteja pronto em janeiro.
— Para os amantes do futebol, (o estádio) será como uma loja de brinquedos para uma criança — resumiu Gianni Infantino, presidente da entidade.
A partir de 30 de novembro, o país sedia a Copa Árabe, torneio que servirá como evento teste para os sete estádios concluídos.
Ter um país pequeno como sede trará vantagens para os torcedores. Para quem tiver dinheiro e fôlego, será possível ter uma overdose de jogos em um mesmo dia. Todas as sedes estão localizadas em um raio de 55 quilômetros. Nas primeiras semanas serão quatro partidas por dia, com o pontapé inicial programado para às 13h, 16h, 19h e 22h no horário local.
A maior distância entre estádios que receberão em um mesmo dia é entre o Estádio Al Bayet, onde será disputada a partida de abertura, e o Estádio Al Thumama, separados por 50 km. A distância pode ser percorrida em 27 minutos de trem ou 55 minutos de carro.
Em uma região em que até o camelo sente sede, os estádios possuem um sistema de refrigeração para dar mais conforto aos torcedores. Como a Copa será disputada no “inverno”, onde as temperaturas variam entre 20°C e 30°C, pode ser desnecessário que o sistema seja ligado durante os jogos. Mas o refresco será bem-vindo em partidas disputadas no verão, onde os termômetros podem chegar a 50°C.
A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos estádios que abrigará a Copa do Mundo de 2002.
Os estádios da Copa do Catar
Estádio Al Bayt
O palco da abertura do Mundial foi batizado em homenagens às bayt al sha'ar, tendas usadas por povos nômades da região do Golfo.
Cidade: Al Khor
Capacidade: 60 mil
Número de partidas: 8
Estádio Khalifa International
Inaugurado em 1976, foi completamente reformado. A reinauguração ocorreu em 2017.
Cidade: Doha
Capacidade: 40 mil
Número de partidas: 7
Estádio Al Thumama
Abriu suas portas em outubro deste ano. O formato do estádio foi desenhado para representar o gahfiya, um tipo de chapéu muito comum em todo o mundo árabe.
Cidade: Doha
Capacidade: 40 mil
Número de jogo: 7
Estádio Ahmad Bin Ali
Pronto desde o fim de 2020, a fachada do estádio incorpora diversos elementos da cultura árabe.
Cidade: Al Rayyan
Capacidade: 40 mil
Número de jogos: 6
Estádio Lusail
Com design inspirado na lanterna fanar, o estádio foi construído para que haja uma boa interação entre luz e sombra.
Cidade: Lusail
Capacidade: 80 mil
Número de jogos: 9
Estádio Ras Abu Aboud
Mais uma inovação. A arena é feita com contêineres divididos em módulos. O Ras Abu Aboud será desmontado após o Mundial.
Cidade: Ras Abu Aboud
Capacidade: 40 mil
Número de jogos: 6
Estádio Education City
Ao redor da área estão localizadas as principais universidades do país. A região é vista como catalisadora do desenvolvimento social e humano do Catar.
Cidade: Doha
Capacidade: 40 mil
Número de jogos: 7
Estádio Al Janoub
Inaugurado em 2019, o Al Janoub fica em uma das áreas habitadas há mais tempo no país. Seu formato tem inspiração dhow, tipo de barco de pesca muito comum na região.
Cidade: Al Wakrah
Capacidade: 40 mil
Número de jogos: 6