A pouco mais de um ano para o começo da Copa do Mundo do Catar, as vagas começam a ser definidas nas Eliminatórias espalhadas pelos continentes. Nesta rodada do meio de semana, duas seleções carimbaram seus passaportes e garantiram lugar no maior torneio de nações.
Com a vitória do Equador sobre o Chile e o empate no clássico com o Brasil, a Argentina foi a segunda seleção sul-americana a se classificar para a competição. A primeira havia sido a brasileira, que venceu a Colômbia na rodada anterior.
Na Europa, a Holanda, que ficou de fora da Copa do Mundo de 2018, venceu a Noruega por 2 a 0 e se garantiu no Catar. A seleção holandesa não exibiu um futebol consistente durante as Eliminatórias, mas perdeu apenas uma vez em 10 jogos.
América do Sul
Com Brasil e Argentina já classificados para a Copa, três vagas seguem indefinidas (duas diretas e uma para a repescagem). Com os últimos resultados, o Equador encaminhou a sua vaga. É atualmente terceiro colocado com 23 pontos, sete a mais do que o primeiro time que estaria fora da competição de seleções.
Europa
Depois de Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Suíça se garantirem de forma direta nas últimas rodadas, a Holanda conseguiu a sua vaga neste meio de semana. O time comandado por Louis Van Gaal chegou à sétima vitória em 10 jogos e se classificou para ir ao Catar no próximo ano.
América do Norte
A grande surpresa das Eliminatórias da Concacaf ficou por conta da vitória do Canadá em cima do México por 2 a 1, aproximando os canadenses da sua segunda participação em uma Copa do Mundo. Com o resultado, o time subiu para a primeira posição no octogonal final, ultrapassando os próprios mexicanos e os Estados Unidos. Os três primeiros garantem vaga direta, e o quarto colocado vai para a repescagem.
África
Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Egito, Gana, Mali, Marrocos, RD Congo e Senegal garantiram vagas na fase final das Eliminatórias africanas. Agora, divididas em duplas, as 10 melhores seleções do continente medirão forças em um mata-mata, de ida e volta, e a metade carimba o passaporte rumo ao Catar. Os confrontos serão definidos em sorteio.
Ásia
A rodada teve uma troca de posições envolvendo duas seleções conhecidas no cenário internacional. Com a vitória do Japão sobre o Omã e o empate entre Austrália e China, um subiu e o outro desceu. Os japoneses assumiram o segundo lugar no Grupo B, com 12 pontos, dentro da zona de classificação direta para a Copa do Mundo, quatro pontos atrás da Arábia Saudita e um ponto à frente dos australianos, que ocupam a vaga da repescagem.