O técnico Tite elogiou a atuação da Seleção Brasileira e, especialmente, a qualidade do jogo entre Brasil e Argentina, que terminou empatado em 0 a 0, na noite desta terça-feira (16), no estádio Bicentenário, em San Juan, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Porém, na entrevista coletiva após a partida, o treinador fez críticas à atuação do VAR no lance em que Raphinha levou uma cotovelada de Otamendi.
— O Cunha é um extraordinário árbitro, a qualidade técnica e percepção deles são altíssimas, um aspecto disciplinar muito alta, mas arbitragem exige uma equipe de trabalho. Quem está no VAR... É simplesmente impossível, vou repetir, é simplesmente impossível, não ver a cotovelada do Otamendi no Raphinha — disse Tite, que acrescentou:
— Isso ia determinar no resultado? Não sei. Grande jogo entre os dois? Grande jogo. Mas um VAR de alto nível não pode trabalhar desta forma, é inconcebível. Não é o termo que queria dizer, estou falando esse porque sou educado.
A entrevista de Tite foi curta, com poucas perguntas respondidas pelo treinador. Mas, após as críticas ao VAR, ele fez questão de elogiar a qualidade do espetáculo. Segundo ele, nenhuma das equipes teve supremacia em campo, e o equilíbrio mostrou o alto nível das seleções.
— O jogo teve recursos técnicos extraordinários, as duas equipes premiam a articulação. A Argentina procura o De Paul para assessorar o Messi e acionar Lautaro ou Di María. Tínhamos Vini e Raphinha para atacar espaços, um modelo mais vertical. Um gramado que proporciona uma qualidade muito boa. Um espetáculo com alternâncias. Uma equipe tinha um pouco mais a bola, e a outra era mais vertical, mas nenhuma tinha o controle tamanha a qualidade dos times — ressaltou.
Por fim, ao ser questionado se o jogo poderia ser uma prévia do que poderá ser visto na Copa do Mundo do Catar, no ano que vem, Tite não se esquivou e destacou:
— Sim. O nível técnico das duas equipes, a marcação posicional das duas equipes, os embates individuais, a alternância de momentos de controle. É jogo de Copa do Mundo.