A temporada 2022 será atípica para a Dupla Gre-Nal. O Inter não estará na Libertadores. O Grêmio disputará a Segunda Divisão pela terceira vez. As peculiaridades do ano fazem com que a movimentação no mercado de transferências até o momento envolva nomes que não empolgam o torcedor. Mas colorados e gremistas vivem a expectativa de que a partir de janeiro os dirigentes se movam com maior intensidade na busca por novos jogadores.
Após uma análise de mercado, GZH listou 100 nomes que poderiam ser contratados pela dupla Gre-Nal. O maior empecilho é financeiro. Além de o euro e o dólar estarem em alta, deixando alguns jogadores que atuam no exterior com preços proibitivos, a realidade não permite investimentos pesados. O Inter ainda reorganiza as suas finanças enquanto o Grêmio, com o rebaixamento, terá menos recursos para investir.
Há um segundo fator que mudará as movimentações no mercado. A CBF criou a janela nacional de transferências. Nela, os clubes das séries A e B do Brasileirão só podem fazer contratações em dois períodos. O primeiro vai de 19 de janeiro a 12 de abril. O segundo, de 18 de julho a 15 de agosto. Fora dessas duas janelas até mesmo transações entre equipes nacionais estão proibidas.