A temporada 2022 será atípica para a Dupla Gre-Nal. O Inter não estará na Libertadores. O Grêmio disputará a Segunda Divisão pela terceira vez. As peculiaridades do ano fazem com que a movimentação no mercado de transferências até o momento envolva nomes que não empolgam o torcedor. Mas colorados e gremistas vivem a expectativa de que a partir de janeiro os dirigentes se movam com maior intensidade na busca por novos jogadores.
Após uma análise de mercado, GZH listou 100 nomes que poderiam ser contratados pela dupla Gre-Nal. O maior empecilho é financeiro. Além de o euro e o dólar estarem em alta, deixando alguns jogadores que atuam no Exterior com preços proibitivos, a realidade não permite investimentos pesados. O Inter ainda reorganiza as suas finanças enquanto o Grêmio, com o rebaixamento, terá menos recursos para investir.
Há um segundo fator que mudará as movimentações no mercado. A CBF criou a janela nacional de transferências. Nela, os clubes das séries A e B do Brasileirão só podem fazer contratações em dois períodos. O primeiro vai de 19 de janeiro a 12 de abril. O segundo, de 18 de julho a 15 de agosto. Fora dessas duas janelas, até mesmo transações entre equipes nacionais estão proibidas.
Confira os atacantes que poderiam reforçar a Dupla Gre-Nal
Gilberto (Bahia)
Seu vínculo expirou em dezembro. Livre no mercado, poderá contribuir com seu chute potente. Foi um dos artilheiros do futebol Brasileiro em 2021.
Lucas Pratto (River Plate)
Não tem mais a mesma mobilidade de antigamente, mas segue sendo um centroavante com qualidade técnica.
Ángel Romero (sem contrato)
Teve uma passagem frustrante pelo San Lorenzo e acabou rescindindo contrato. Quando estava no Corinthians, foi sondado pelo Inter. É um atacante de lado, de muita vontade, mas poucos gols.
Luiz Adriano (Palmeiras)
Revelado pelo Inter, já esteve nos planos da Dupla em um passado recente. Não vai ficar no Palmeiras. Seu alto salário pode ser um impeditivo.
Walter Bou (Boca Juniors)
Passou a última temporada no Defensa y Justicia. É uma alternativa na busca por um homem de área experiente. Ainda segue com a pontaria afiada.
Everaldo (Kashima Antlers)
Revelado pelo Grêmio, faz o estilo de um tradicional centroavante. Viveu seus melhores dias em 2019, quando defendeu a Chapecoense.
Alef Manga (Goiás)
Foi o principal jogador do Goiás na última Série B. Atacante de beirada, tem na velocidade e na verticalidade para levar o time ao ataque as suas principais qualidades. Marcou 10 gols em 2021 na divisão de acesso do Brasileirão.
Igor Paixão (Coritiba)
Atacante pelo lado esquerdo, tem na velocidade a sua marca. Marcou sete gols na campanha do Coxa na Série B. Tem apenas 21 anos.
Diego Perotti (sem contrato)
O ponteiro argentino está sem clube desde agosto, quando rescindiu com o Fenerbahçe. Antes passou cinco temporadas na Roma.
Sorriso (Juventude)
Fez a torcida do Ju sorrir no retorno ao Brasileirão. Atacante com velocidade e arranque para fazer o time ir ao ataque pelo lado.
Moisés (Ponte Preta)
Joga nas três posições do ataque, mas preferencialmente atua pelo lado esquerdo. Colocou sete bolas na rede pela Ponte Preta na Série B e ainda deu quatro passes para gol.
Billy Arce (Brighton)
O empréstimo do ponteiro à LDU terminou em 31 de dezembro e terá de retornar para o Brighton. No clube inglês, não deverá ter espaço e deve ser cedido novamente.
Pablo (São Paulo)
Explodiu no título da Copa Sul-Americana do Athletico-PR, em 2018. Chegou ao São Paulo no ano seguinte, mas após três temporadas ainda não deslanchou no Morumbi.
Lucas Braga (Santos)
Mais um peixinho do cardume santista. Se destacou na campanha da Libertadores 2020. Móvel, pode ser escalado nas quatro posições mais avançadas de uma equipe.
Agustín Álvarez (Peñarol)
O centroavante tem uma bela média de gols pelo Peñarol. Estreou na seleção uruguaia nesta temporada.
Henrique Dourado (Henan Songshan)
Vestiu as camisas de Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Flamengo até ir para o futebol asiático. Entre suas habilidades está a precisão nas cobranças de pênalti.
Elkeson (Guangzhou F.C.)
Mais um a brilhar na Ásia. Estourou no Botafogo e foi vendido para o futebol chinês. Na terra de Xi Jinping, virou ídolo e se naturalizou, sendo convocado para a seleção do país, onde passou a se chamar Ai Kesen.
Talisca (Al-Nassr)
Surgiu do Bahia e foi para o Exterior. Do outro lado do oceano não confirmou os seus melhores momentos em equipes como Besikitas e Benfica. Está com 27 anos.
Romarinho (Al-Itihad)
Tem mais seis meses de contrato. Autor do gol do título da Libertadores do Corinthians em 2012, se transformou em um atacante de mobilidade e presença na área.
Luan (sem contrato)
O Menino Maluquinho do Atlético-MG deixou o futebol japonês e demonstrou interesse em retornar ao Brasil. Pode jogar aberto no ataque ou na linha de meio-campo.
Mauro Zárate (América-MG)
A chegada do argentino ao América-MG foi uma das surpresas da temporada. Foi um dos destaques no segundo turno da campanha história dos mineiros no Brasileirão. Ainda não definiu o seu futuro defino para 2022.