![Paul ELLIS / AFP Paul ELLIS / AFP](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25511260.jpg?w=700)
Acostumado a lidar com vestiários estrelados e armar estratégias de jogo ofensivas para furar defesas adversárias, o técnico Pep Guardiola viveu uma realidade diferente nesta quarta-feira (25). O espanhol foi a estrela principal de uma palestra em um evento de investimentos organizado por uma corretora de valores brasileira.
— É preciso ser bom e aprender sempre sobre o seu trabalho. No meu, estudo muito e por isso sou um dos melhores do mundo no que faço. Se fizer outra coisa, milhares de pessoas seriam melhores e mais capazes do que eu. O ser humano segue evoluindo e é preciso sempre buscar se inovar, principalmente os empreendedores, que precisam ter novas ideias para não serem ultrapassados pelos outros — declarou ele, que participou de forma virtual da 11ª edição da Expert, organizada pela XP Investimentos.
Obviamente, o futebol também foi abordado durante o encontro. O ex-técnico do Barcelona e Bayern de Munique, que atualmente comanda o Manchester City, revelou que deseja trabalhar à frente de uma seleção nacional.
— Próximo passo será uma seleção, sim, se houver uma possibilidade. Devo ter um descanso depois de sete anos (de Manchester City). Preciso parar para ver, aprender com outros treinadores e talvez tome esse caminho. Gostaria de treinar em uma Eurocopa, uma Copa América, uma Copa do Mundo — admitiu ele, que tem contrato o clube inglês até 2023.
Logo em seguida, questionado se esta experiência poderia ser à frente da Seleção Brasileira, desconversou:
— Creio que o técnico da Seleção sempre será brasileiro. Não vejo um estrangeiro em seleções como o Brasil — disse.
O profissional, que já se declarou inúmeras vezes um apaixonado pelo futebol brasileiro, não poupou elogios ao trabalho de Tite:
— Acho a equipe fantástica. Alguns são meus jogadores, outros são rivais e eles se complementam muito bem. O Brasil sempre é favorito em todas as competições, sempre foi e sempre será. Faz parte da cultura do país amar o futebol e ser bom nisso — comentou.
Por fim, em tom bem humorado, não conseguiu dizer qual o melhor jogador brasileiro da história do Barcelona, mas apontou as qualidades de Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho.
— Esta é uma pergunta como quem você ama mais: papai ou mamãe? Se tivéssemos de escolher entre Ronaldo e Romário, temos tanto dinheiro que contrataríamos os dois — finalizou.
![Divulgação / XP Investimentos Divulgação / XP Investimentos](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35546182.jpg?w=700)