A convocação feita por Tite, nesta sexta-feira (13), para a rodada tripla das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, teve uma grande surpresa: Raphinha. Entre os nomes que disputaram a última Copa América e os jovens que conquistaram a medalha de ouro olímpica, surgiu o meia-atacante de 24 anos que, embora viva um bom momento no Leeds United, da Inglaterra, ainda é um desconhecido para o grande público gaúcho e brasileiro.
Nascido em Porto Alegre, em 1996, o jogador passou despercebido pelas escolinhas de Grêmio e Inter durante a pré-adolescência. Depois, ainda fez parte do Porto Alegre FC, gerido por Roberto de Assis Moreira, antes de chegar ao Avaí, em Florianópolis.1
Apesar de ter subido para os profissionais do clube catarinense, em 2015, rumou para a Europa antes mesmo de estrear. Lá, defendeu Vitória de Guimarães e Sporting, em Portugal, Rennes, da França, e finalmente o Leeds United, da Inglaterra, indicado pelo técnico argentino Marcelo Bielsa.
— Estou sem palavras para descrever a minha felicidade. Eu saí do Brasil bem cedo e não tive a oportunidade de jogar profissionalmente no país, mas nunca escondi o meu desejo de vestir a camisa da nossa Seleção. Quem me acompanha sabe o quanto eu venho trabalhando duro e, hoje, meu sonho se realizou, pois fui convocado. Agradeço a todas as pessoas que sempre estiveram ao meu lado e a cada profissional que me ajudou durante a minha carreira. Agradeço, também, a todos os clubes que defendi e que acreditaram no meu futebol. Sem vocês, nada disso seria possível — destacou ele, por meio de nota publica por sua assessoria de imprensa.
A primeira convocação para a Seleção Brasileira ocorre depois de uma temporada em alto nível, em que disputou 30 jogos pelo Leeds United, marcando seis gols e dando nove assistências. Com isso, foi o maior garçom do time no Campeonato Inglês e o atleta brasileiro com mais passes decisivos no torneio, à frente de outros compatriotas mais conhecidos, como Roberto Firmino, do Liverpool (sete), e Matheus Pereira, ex-West Bromwich (seis). No ranking geral, ficou na sexta posição.
— Agora, preciso seguir bem focado e trabalhando firme aqui no Leeds, porque a Premier League começa neste final de semana e temos grandes objetivos pela frente — declarou o jovem atleta.
Raphinha ficará à disposição de Tite para os jogos contra o Chile, no dia 2 de setembro, Argentina, no dia 5, e Peru, no dia 9. O Brasil é líder das Eliminatórias, com 18 pontos em seis jogos, e tem a classificação para o Mundial do Catar bem encaminhada.
— É um atleta que tem a característica de drible acentuado, é um dos assistentes da equipe e tem um número de gols importantes, daquilo que chamamos de gol chave. Vamos brincar que o terceiro e quarto gol, na pelada, eu faço também. Mas os mais importantes e decisivos, quando está 0 a 0 ou está perdendo por 1 a 0, ele tem uma participação efetiva. Isso, analisamos muito. Então, ele traz componentes técnicos, a velocidade de um externo junto com a qualidade técnica. Tomara que se confirme também nesta oportunidade na Seleção — avaliou Tite, durante sua entrevista coletiva na sede da CBF.