O final de semana será de estreia para as Gurias do Brasil de Farroupilha. Neste domingo (16), a equipe gaúcha enfrenta a Ponte Preta, pela primeira rodada do Brasileirão Feminino A-2. A partida será realizada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a partir das 15h. O jogo terá transmissão da CBF Tv.
Será o segundo ano em que o time rubro-verde disputa a competição nacional. Em 2020, o Brasil-Far encerrou sua participação ainda na primeira fase, ao ficar na quinta colocação do Grupo F — com três pontos conquistados. A expectativa, nesta temporada, é conquistar a classificação e buscar o acesso à Elite.
— Sempre passei para elas que, independente de qualquer situação, vamos respeitar o adversário e ele também terá que nos respeitar, será mútuo. Vamos seguir do mesmo jeito, com pensamento de classificar e classificar bem. Faremos o nosso melhor e acredito que no final do campeonato estaremos comemorando coisas boas — afirma o técnico da equipe, Guilherme Lange.
A equipe gaúcha está no Grupo F, junto com América-MG, Athletico-PR, Chapecoense, Ponte Preta e Vasco da Gama. Classificam-se para a fase subsequente os dois primeiros colocados de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados.
Para o duelo com a Ponte Preta, Guilherme Lange não estará a beira do gramado. O treinador foi expulso, na última rodada do Brasileirão Feminino A-2 de 2020, portanto cumpre suspensão diante das paulistas. O auxiliar técnico Paulo Motterle comanda a equipe nesse embate.
— Trabalhamos em cima de alguns vídeos que temos da Ponte, do Campeonato passado. Sabemos que elas se reuniram há pouco tempo, cerca de 20 dias, e entraram em pré-temporada. Então, estamos trabalhando há mais tempo do que elas. Além disso, elas mantiveram algumas atletas, foram buscar jogadoras jovens, dispensadas por outros clubes de São Paulo. Esperamos chegar lá e nos impormos. Se conseguimos colocar em campo o que trabalhamos na pré-temporada, temos tudo para fazer um bom resultado — explica Lange.
Reforços para a temporada
O Brasil-Far iniciou a preparação ainda em março, com três treinamentos noturnos por semana. Foram nove reforços anunciados para a disputa da competição nacional.
— Uma espinha se manteve, e, com o ingresso de novas atletas, a qualidade subiu. Então, vamos brigar para subir, trabalhamos para isso e acreditamos nisso. Esse ano, o campeonato vai ser completamente diferente do que foi no ano passado — acredita o treinador.
Foram anunciados, para a temporada 2021, os seguintes reforços: a goleira Ana Júlia, as zagueiras Isabelle Neres e Cíntia, a lateral Yasmin, as meias Luana e Bianca Luísa, a volante Tayná Cavalcanti e as atacantes Rhayssa Oliveira e Marina Christiane.
Para o jogo deste domingo, todo o elenco testou negativo para a covid-19. A delegação viaja para Campinas na manhã deste sábado (15). Foram relacionadas para a partida: as goleiras Sabrina e Gil; as laterais Fran Barbosa, Tai, Adri e Yasmin; as zagueiras Isa, Cíntia e Letícia; as volantes Sara, Vick e Fran Gaúcha; as meias Greyce, Bruninha e Luana; e as atacantes Pâmela, Marina e Rhayssa.
Elenco do Brasil-Far:
- goleiras: Bina, Gil, Karol e Ana Júlia;
- laterais: Fran Barbosa, Tai, Adri, Yasmin e Delaine;
- zagueiras: Letícia, Cíntia, Isa Bahia, Vergani e Ana;
- volantes: Sara, Vick, Thayná, Laysa, Josi e Bruna Fachini;
- meias: Bruninha, Fran Gaúcha, Luana, Fraan, Galiotto, Greyce e Bianca Bender;
- atacantes: Pâmela, Tuca, Heid, Marina e Rhayssa.
Sequência de jogos:
16/5 - domingo, às 15h: Ponte Preta x Brasil-Far
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas
23/5 - domingo, às 15h: América-MG x Brasil-Far
Estádio: SESC Alterosas, em Belo Horizonte
30/5 - domingo, às 15h: Brasil-Far x Athletico-PR
Estádio: Castanheiras, em Farroupilha
6/6 - domingo, às 15h: Chapecoense x Brasil-Far
Estádio: Arena Condá, em Chapecó
20/6 - domingo, às 16h30min: Brasil-Far x Vasco
Estádio: Castanheiras, em Farroupilha