Quatro atletas russos, incluindo a tricampeã mundial de salto em altura Mariya Lasitskene receberam autorização para competir internacionalmente como "neutros", disse a World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, nesta sexta-feira (30), enquanto seu país é sancionado por um vasto escândalo de doping institucionalizado.
Além de Lasitskene, poderão competir as saltadoras com vara Anzhelika Sidorova, atual campeã mundial, e Aksana Gataullina, assim como o atleta do salto em altura Ilya Ivanyuk. Portanto, eles são candidatos à seleção que participará dos Jogos de Tóquio (23 de julho a 9 de agosto), onde 10 esportistas russos poderão competir em eventos de atletismo.
A World Athletics decidiu em março relançar o processo de atribuição do estatuto de "atleta neutro autorizado" (ANA), que permite aos russos competir sem a bandeira do seu país sob estrito respeito às regras antidoping.
Esse processo foi suspenso em novembro de 2019, já que a Federação Russa de Atletismo (Rusaf) foi acusada de ter ajudado o saltador de altura Danyl Lysenko a entregar documentos falsos para justificar o não cumprimento de suas obrigações de locação para controles de doping.
A Federação Russa está suspensa das competições de atletismo desde novembro de 2015, quando um sistema de doping institucionalizado foi revelado.
* AFP