A brasileira Luisa Stefani e a norte-americana Hayley Carter, se classificaram, nesta terça-feira (30), para a semifinal do WTA 1.000 de Miami, nos Estados Unidos, torneio sobre o piso duro com premiação de US$ 3,26 milhões.
Cabeças de chave número oito, elas derrotaram as norte-americanas Jessica Pegula e Asia Muhammad, por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 6/1 após 1h01min de partida.
Esta será a segunda vez de Luisa e da dupla na semifinal de um torneio desse porte. No ano passado elas chegaram a esta fase no torneio de Roma, na Itália, que na época era chamado WTA Premiere.
— Ótimo jogo. Primeira semifinal em Miami, torneio muio especial. Sempre quis jogar aqui. Então está sendo uma baita estreia. Amanhã (quarta), mais um jogo duro, vamos ter uma boa batalha pela frente, mas estamos bem confiantes. A gente adora as condições (climáticas) aqui. A Hayley jogou super bem hoje, eu acho que joguei bem também. A gente vem melhorando a cada jogo, treinando bem, e estamos muito animadas — disse Stefani após a partida.
Com a vitória, a paulista de 23 anos garante o melhor ranking de sua carreira. Atual número 31 do mundo, ele deverá chegar no mínimo ao 29º posto, igualando a marca da multicampeã Maria Esther Bueno que foi ocupou o 29º lugar em dezembro de 1976.
O ranking feminino foi estabelecido em 1975 e a WTA nos primeiros anos só apresentava os rankings de fechamento da temporada. Acredita-se que Maria Esther tenha sido número 1 na década de 1960 quando ganhou 19 títulos de Grand Slam, sete em simples, 11 nas duplas femininas e uma nas mistas.
Stefani e Carter vão buscar sua primeira final de WTA 1.000 contra a dupla da canadense Gabriela Dabrowski e da mexicana Giulia Olmos, que eliminaram as norte-americanas Coco Gauff e Christina McNally por 6/4 e 7/6 (4). Se vencer a semifinal, Luisa deverá atingir o 26º lugar na classificação mundial. Se for campeã, pode aparecer na 24ª posição.