Foram ajustes nas regras, mudanças de datas de jogos, adaptações e desfalques. A temporada regular 2020 da NFL, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, foi marcada pelos impactos da pandemia de coronavírus, mas, ao fim das contas, foi finalizada nas 17 semanas previstas. A partir deste sábado (9), 14 times brigam para chegar ao Super Bowl 55, que será no dia 7 de fevereiro, em Tampa, na Flórida.
O reflexo da pandemia fica óbvio logo em um dos principais jogos da primeira rodada — a rivalidade entre Pittsburgh Steelers e Cleveland Browns. Vários casos de covid-19 foram registrados no Browns, e o time vai a campo sem Joel Bitonio, jogador de linha ofensiva, e sem o técnico Kevin Stefanski.
Nesta rodada, são seis jogos. Os classificados se juntam a Kansas City Chiefs e Green Bay Packers, primeiros colocados de suas conferências e que já garantiram vagas automáticas para a rodada divisional. Todos os jogos têm transmissão da ESPN.
Sábado
15h5min Buffalo Bills x Indianapolis Colts
Um dos times em ascensão na parte final da temporada, o Bills conta com a evolução do quarterback Josh Allen e com o wide receiver Stefon Diggs, líder em jardas recebidas na temporada. O Colts, que precisou de resultados paralelos para chegar aos playoffs, aposta na sua defesa e no jogo corrido com o novato Jonathan Taylor.
18h40min Seattle Seahawks x Los Angeles Rams
Os rivais de divisão já se enfrentaram duas vezes na temporada, com uma vitória para cada lado. O principal nome do Seahawks é Russell Wilson, apesar de sua relativa queda de rendimento na parte final da temporada. No lado do Rams, o quarterback é dúvida: Jared Goff sofreu uma fratura no dedão há duas semanas e tem chances de voltar.
22h15min Washington Football Team x Tampa Bay Buccaneers
Tom Brady fará pela primeira vez um jogo de playoff fora do New England Patriots. Também será seu primeiro jogo fora de casa na rodada de wild card. Do outro lado, Washington fez uma campanha negativa na temporada, mas se classificou porque a sua divisão foi uma das mais fracas da história.
Domingo
15h5min Tennessee Titans x Baltimore Ravens
Titans e Ravens voltam a se enfrentar na pós-temporada, como ocorreu na temporada 2019, mas desta vez o jogo é em Nashville. Enquanto o Titans conta com a parceria entre Ryan Tannehill e Derrick Henry, Lamar Jackson, o jogador mais valioso da NFL ano passado, comanda o Ravens.
18h40min New Orleans Saints x Chicago Bears
Drew Brees vive provavelmente a sua última temporada na NFL, e por isso o Saints fez fortes investimentos para tentar conquistar o segundo título da carreira do QB — e da história da franquia. Do outro lado, o Bears, que passou com dificuldades pela temporada regular, aposta na força defensiva, com nomes como Khalil Mack e Eddie Jackson.
22h15min Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns
O Steelers venceu os seus 11 primeiros jogos da temporada, mas perdeu quatro dos últimos cinco, então chega aos playoffs sob certa instabilidade. Já o Browns, que vai à pós-temporada pela primeira vez desde 2002, precisará conviver com os desfalques para tentar vencer o rival.