Cinco vezes campeão do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada, Novak Djokvic começou com vitória na fase de grupos. Nesta segunda-feira (16), ele derrotou o argentino Diego Schwartzman, que faz sua estreia na competição, em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h18min de partida disputada em Londres.
Número um do ranking mundial da ATP, o sérvio encontrou dificuldades nos games iniciais, quando chegou a ter o saque quebrado em 2-1. Porém, ele soube rapidamente se recuperar e devolver o break no 2-2 e conseguir uma nova quebra no oitavo game, para logo depois vencer a primeira parcial, tirando proveito do baixo aproveitamento (27%) de Schwartzman no segundo serviço.
O segundo set foi bem mais tranquilo e Djokovic jamais foi ameaçado pelo rival, fechando a partida sem nenhuma dificuldade, e assumindo a liderança do Grupo Tóquio 1970, que recebe esta denominação para lembrar o 50º aniversário da competição, que teve sua primeira edição na capital japonesa.
— O início da partida não foi tão bom para mim. Ele quebrou meu saque no terceiro game e e por sorte eu consegui quebrar na sequência. Foi um jogo difícil até que eu quebrei o saque dele em 4-3 e consegui fechar o primeiro set. No segundo, comecei a balançar a bola um pouco mais, com um pouco menos de hesitação em ambos os lados da quadra. No geral, fiquei muito satisfeito com a forma como joguei, especialmente no segundo set — disse o sérvio, na entrevista concedida ainda em quadra.