O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Łukasz Kubot estrearam com derrota na fase de grupos do ATP Finals, que teve início neste domingo (15), em Londres. Vice-campeões em 2017 e semifinalistas na temporada passada, eles foram superados pelo norte-americano Rajeev Ram e pelo britânico Joe Salisbury, que fizeram 2 a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 10-5, depois de 1h43min de partida.
Esta é oitava participação consecutiva do tenista mineiro no torneio que reúne as oito melhores duplas do ano. Além da decisão de 2017, ao lado de Kubot, ele também chegou à final em 2014, quando formava parceria com o croata Ivan Dodig.
O confronto válido pelo grupo Mike Bryan começou muito equilibrado e a primeira quebra de saque veio no oitavo game, quando Ram/Salisbury derrubaram o serviço de Kubot. Porém, quando os atuais campeões do Aberto da Austrália sacaram para fechar, Melo/Kubot devolveram o break e na sequência chegaram ao empate em 5-5. No 12º game, mais uma vez com o polonês sacando, a devolução do norte-americano foi decisiva para uma virada de 30-40 para o fechamento da parcial em 7/5, depois de 48 minutos.
Joe Salisbury voltou sacando mal no segundo set e com Łukasz Kubot acertando todas as devoluções, a parceria do brasileiro conseguiu dois breaks e disparou em 5-2. Nem mesmo a quebra do saque do polonês no oitavo game foi capaz de impedir, que ele e Marcelo Melo vencessem por 6-3, com break point conquistado no serviço de Rajeev Ram.
A partida foi definida no match tie-break, onde a irregularidade foi fatal para Melo e Kubot, que perderam o saque em cinco oportunidades contra três de Ram e Salisbury, que marcaram o 10-5 e asseguraram a primeira vitória no torneio.
No outro jogo da chave, o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektić, vice-campeões do US Open deste ano, derrotaram os alemães Kevin Krawietz e Andreas Mies, bicampeões de Roland Garros, por 2 a 1, parciais de 6/7(3), 7/6(4) e 10–7, em 2h03min de confronto.
Bruno Soares estreia na segunda-feira
O segundo brasileiro na disputa do ATP Finals, o também mineiro Bruno Soares fará sua primeira partida nesta segunda-feira (16). Ele e o croata Mate Pavić formam a dupla número 1 da temporada e lideram o Grupo Bob Bryan. Na estreia, os campeões do US Open e finalistas de Roland Garros neste ano enfrentarão o austríaco Jürgen Melzer e o francês Édouard Roger-Vasselin a partir das 15h (de Brasília).
A rodada ainda terá o confronto entre o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zaballos, vice-campeões do US Open de 2019, e o australiano John Peers e o neozelandês Michael Venus.