Sessenta e nove dias separam a última partida realizada na Bundesliga do retorno aos gramados na Alemanha. Desde aquele empate por 1 a 1 entre Mainz e Fortuna Düssseldorf no dia 8 de março, o mundo já acumula mais de 4 milhões de casos de coronavírus, mais de 300 mil mortes em virtude da doença e mais de 1,5 milhão de pessoas já se recuperaram. Neste sábado (16), 10h30min, cinco partidas farão a bola voltar a rolar pela 26ª rodada da competição.
Primeira das grandes ligas a retornar em meio à pandemia, os jogos contarão com um protocolo rigoroso para que ninguém envolvido se contamine com a doença. O país proibiu grandes eventos até o dia 24 de outubro, mas a Liga Alemã garantiu que manterá a segurança de atletas, funcionários e jornalistas envolvidos nas partidas.
Os jogos acontecerão sem torcida, com no máximo 300 pessoas envolvidas em todo o processo. Antes da reestreia, todos os times passaram por três sessões de testes na última semana. Além disso, o protocolo prevê concentração e isolamento das delegações em hotéis por sete dias até a data da partida da equipe. Os treinadores e jogadores reservas precisarão ficar de máscaras no banco durante a realização da partida. E o mais curioso: depois que acabar o jogo, os atletas não poderão trocar camisetas com os adversários e terão que levar os uniformes para lavar em casa.
Faltando nove rodadas para o término do campeonato e com 27 pontos em disputa, o Bayern de Munique, heptacampeão consecutivo e donos de 28 títulos, é o líder com 55 pontos, quatro a frente do Borussia Dortmund, vice-líder da competição. As vagas pela Liga dos Campeões e pela Liga Europa também ainda estão em aberto, assim como a briga para permanecer na primeira divisão do campeonato.
Confira as disputas
Pelo título
Com apenas seis pontos de diferença entre o primeiro e o quarto colocado, o título da Bundesliga ainda não está tão próximo de Munique. Mesmo que o Bayern tenha a vantagem numérica para os outros times, Borussia Dortmund, com 51 pontos, RB Leipzig, com 50, e Borussia Mönchegladbach, com 49, ainda podem surpreender e acabar com a hegemonia do time bávaro. Para Mário Monteiro, proprietário do blog Alemanha FC e especialista em futebol alemão, quem pode ser campeão nesta temporada é a equipe de Leipzig.
— O Bayern é favorito. Começou mal a temporada, mas embalou no alemão e também na Liga dos Campeões. Agora, conta com o retorno do Lewandowski, que estava machucado. No entanto, não me surpreenderia se o Leipzig levasse a taça. O time vai ter a volta do Kampfl e do Konaté, zagueiro francês, que estavam lesionados. Nas nove rodadas que faltam, eles têm a tabela mais fácil, enfrentando times da intermediária para baixo e somente com um confronto direto (contra o Dortmund, em casa) — afirma.
Pela Liga dos Campeões
Com quatro vagas para a principal competição europeia de 2021, a briga pela Liga dos Campeões se limita praticamente aos quatro primeiros colocados da Bundesliga, mas existe a possibilidade de uma equipe tradicional roubar a vaga de um dos times que atualmente estariam garantidos. O Bayer Leverkusen, time do chileno e ex-colorado Charles Aranguiz, é o quinto colocado com 47 pontos, dois a menos do que o Borussia Mönchegladbach, último no momento a levar a vaga. Para o analista de futebol alemão, a equipe do oeste da Alemanha pode surpreender.
—Acho que Bayern, Dortmund e Leipzig estão garantidos. Para mim, o Leverkusen leva a outra. Em 2020, eles só perderam uma vez, estavam muito bem antes da parada, tanto no Alemão, quanto na Liga Europa. O Paulinho, que não vinha sendo aproveitado, entrou no último jogo antes da parada, fez dois gols e deu uma assistência. Leverkusen e Mönchegladbach se enfrentam em confronto direto na 27ª rodada — afirma Monteiro.
Pela Liga Europa
O Campeonato Alemão disponibiliza duas vagas para a segunda competição europeia mais importante. Atualmente, elas seriam preenchidas por Bayer Leverkusen e Schalke 04, mas a briga se estende para times como o Wolfsburg, Freiburg e Hoffenheim, visto que a diferença entre eles é de dois pontos.
A Copa da Alemanha, que terá sua final no dia 4 de julho, também dá uma vaga para a competição europeia. Ainda estão na disputa o Bayern de Munique, o Leverkusen, o Eintracht Frankfurt e o Saarbrücken, time da quarta divisão. Caso Bayern ou Bayer vença a copa, abre-se uma nova vaga para a Liga Europa via Campeonato Alemão.
Contra o rebaixamento
Diferentemente do Brasil, onde quatro clubes são rebaixados de maneira direta, na Alemanha, dois clubes caem diretamente para a segunda divisão (17º e 18º colocados). O time que ficar na 16ª posição irá disputar um duelo eliminatório contra o terceiro colocado da divisão de acesso.
Atualmente, Paderborn, com 16 pontos, e Werder Bremen, com 18, seriam rebaixados de forma direta. O Fortuna Düsseldorf, com 22, jogaria contra o Hamburgo, terceiro colocado na Bundesliga 2. O Mainz é o último time fora da zona de rebaixamento, com quatro pontos a mais do que o primeiro time que seria rebaixado.
Os artilheiros
1. Robert Lewandowski (Bayern de Munique) - 25 gols
2. Timo Werner (RB Leipzig) - 21
3. Jadon Sancho (Borussia Dortmund) - 14
4. Robin Quaison (Mainz 05) - 12
A rodada da retomada
26ª rodada
Sábado (16/05)
Borussia Dortmund x Schalke 04 - 10h30min - Westfalenstadion - Canal Fox Sports
RB Leipzig x Freiburg - 10h30min - RB Arena - ESPN Brasil
Hoffenheim x Hertha Berlin - 10h30min - Sinsheim
Fortuna Düsseldorf x Paderborn - 10h30min - Dusseldorf Arena
Augsburg x Woflsburg - 10h30min - WWK Arena - Fox Sports 2
Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach - 13h30min - Waldstadion - Fox Sports
Domingo (17/05)
Colônia x Mainz 05 - 10h30min - Colônia - ESPN Brasil
Union Berlin x Bayern de Munique - 13h - Alte Försterei - Fox Sports
Segunda-feira (18/05)
Werder Bremen x Bayer Leverkusen - 15h30min - Weserstadion - ESPN Brasil