Mais um caso de injúria racial foi registrado no futebol italiano. Neste domingo (22), na partida entre Atalanta e Fiorentina, o lateral-esquerdo brasileiro Dalbert, do time de Florença, foi alvo de cânticos racistas por parte da torcida mandante. O jogo foi paralisado.
O fato ocorreu aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Dalbert percebeu os insultos vindos das arquibancadas. O jogador avisou o árbitro Daniele Orsato, que interrompeu a partida. Na sequência, o locutor do Estádio Ennio Tardini, em Parma, comunicou a proibição de qualquer ato preconceituoso.
Passados três minutos, foi reiniciada a partida, que terminou empatada em 2 a 2. Após quatro rodadas, a Atalanta ocupa a sexta posição, com sete pontos, enquanto a Fiorentina é a lanterna, com dois pontos.
Dalbert, que nunca atuou profissionalmente no Brasil, foi contratado pela Fiorentina nesta temporada, por empréstimo, da Inter de Milão. O lateral é mais um caso de racismo na Itália. Recentemente, um jornalista italiano foi demitido de um canal de TV por comentários contra o belga Lukaku.