Durante sábado (27) e domingo (28), a cidade de Bagé recebeu o CBF Social, evento criado para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte. Dentre as palestras, realizadas no Espaço Cultural Dom Diogo de Souza, e atividades para crianças de nove a 13 anos no Complexo Esportivo Presidente Médici, a surpresa ficou por conta do prefeito Divaldo Lara, que anunciou a construção de uma estátua para o bageense tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, Claudio Ibraim Vaz Leal, o Branco.
O ex-jogador terá, em pleno centro da cidade, uma estátua como homenagem por tudo que fez e faz pelo esporte brasileiro e também por ser uma personalidade que leva o nome de Bagé por todos os países por onde passa.
— É uma justa homenagem que vamos fazer para um ídolo que carrega o nome de Bagé e do Brasil por todo mundo, além de ser um grande ser humano que fez a diferença como atleta e agora está nas categorias de base da seleção — explicou Divaldo Lara.
A estátua será feita pelo artista plástico Sergio Coirolo e será confeccionada em tamanho real. Coirolo é arquiteto e artista plástico e tem ligação com a cidade de Bagé.
— São poucas as pessoas que são reconhecidas em vida e recebem distinção pelo que fizeram e pelo que representam. Fico muito feliz com a homenagem e será uma honra ter uma estátua na cidade onde nasci — declarou Branco, emocionado com a homenagem.
A estátua será fixada na Praça de Esportes, na esquina da avenida Sete de Setembro com a rua Marechal Deodoro.
— Estamos valorizando e reconhecendo uma pessoa que representa a cidade por onde passa. Muita gente, quando fala do Branco, associa a Bagé e isso só pessoas ilustres são capazes de fazer — disse o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Schardosim.