Pia Sundhage é a primeira estrangeira da história a comandar a Seleção Brasileira feminina. Na última quinta-feira (25), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a sueca como técnica da equipe por dois anos. A veterana de 59 anos desembarca no Brasil com a importante missão de renovar o time principal e, principalmente, ajudar na evolução das categorias de base.
Com um currículo de causar inveja, Pia é referência tanto no futebol profissional quanto no de base. É uma comandante de trabalhos longos na carreira: cinco anos nos Estados Unidos e outros cinco na Suécia.
— Estou motivada para treinar no país do futebol. Para alcançar a melhor performance juntos. Vamos, Brasil — falou a nova treinadora da seleção em vídeo divulgado pela CBF TV.
Bicampeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos em 2008 e 2012, ela ainda foi prata com a Suécia na Rio 2016, e vice-campeã do Mundial em 2011.
Como jogadora
Começou no futebol com sete anos, em uma época onde mulheres não podiam jogar bola — a sueca fingia ser menino. Com 15 anos, em 1975, Pia vestiu pela primeira vez a camisa Suécia dentro de campo. Era atacante, sendo utilizada como meia em algumas oportunidades.
Ao todo, foram 146 partidas na seleção. Com 71 gols marcado, foi uma das maiores artilheiras da história do país. Ela jogou a primeira Copa do Mundo oficial feminina, em 1991, quando ficou em terceiro lugar. Também disputou a edição de 1995 e, além da Olimpíada de Atlanta, em 1996.
Sua carreira se desenvolveu na Suécia. A Lazio, da Itália, foi a única equipe em que atuou fora do país.
Como treinadora
A carreira de técnica começou quando ainda era atleta. Em 1992, foi treinadora e jogadora no Hammarby, da Suécia, onde ficou até 1994.
Em 1998, se tornou assistente técnica do Vallentuna. Também como assistente, teve passagem por outro clube sueco, o AIK Fotboll, até transferir-se para o Philadelphia Charge, dos Estados Unidos. Em 2003, assumiu o comando principal do Boston Breakers.
Mas foi a partir de 2008 que Pia Sundhage começou a ascender na carreira. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, veio o primeiro grande título, com vitória sobre o Brasil. Em 2011, na Copa do Mundo, as americanas perderam para o Japão na decisão. No ano seguinte, em uma revanche contra as japonesas, a treinadora conquistou mais um ouro olímpico. Seu melhor ano foi exatamente 2012. Além de ser campeã olímpica em Londres, ela foi eleita a melhor técnica do futebol feminino pela Fifa.
Quem é
Nome completo: Pia Mariane Sundhage
Idade: 59 anos
Cidade de nascimento: Ulricehamn, na Suécia
Títulos: Jogos Olímpicos de 2008 e 2012 e
eleita melhor treinadora de futebol feminino pela Fifa em 2012.