Everton e Paolo Guerrero dividiram a artilharia da Copa América. Mas apenas o atacante do Grêmio recebeu o troféu de Chuteira de Ouro entregue pela Conmebol ao final da competição.
A definição estava prevista no regulamento da Copa América: se houvesse empate no número de gols, o primeiro critério seria o número de assistências. Como o empate persistiu, o segundo critério foi o menor número de minutos disputados.
Everton e Guerrero marcaram três gols e deram uma assistência cada na Copa América. Portanto, o jogador da Seleção Brasileira ficou com o prêmio por ter jogado 343 minutos, enquanto Guerrero atuou por 505 minutos, de acordo com o site Soccerway.
Confira o que diz no regulamento da Conmebol:
"A chuteira de ouro será entregue ao jogador que conseguir o maior número de gols na competição. Se dois ou mais jogadores anotarem o mesmo número de gols, se decidirá o ganhador mediante o número de passes para gol de cada um, tal como estabelecido pelo Grupo de Estudo Técnico da Conmebol.
Se dois ou mais jogadores seguirem empatados depois de considerar o número de assistências, levam-se em conta os minutos disputados na competição: ganhará o que tiver jogado menos minutos."