A terceira etapa do Circuito Nacional de esgrima ocorrerá em Porto Alegre. A competição iniciará nesta sexta-feira (31), na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União. O torneio é o último a ser disputado antes da definição da seleção brasileira que participará dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, entre 26 de julho e 11 de agosto.
Campeão brasileiro do florete em 2017, atleta olímpico nos Jogos Rio 2016 e com vaga praticamente assegurada no Pan, Henrique Marques ressalta a importância do campeonato na capital gaúcha.
—Difícil colocar a vaga como algo certo porque existe o critério do treinador. Se ele optar por não seguir o ranking, passa a ser uma escolha dele. Mas, mantida a ordem do ranking, sim, eu já estaria classificado, mesmo faltando a competição em Porto Alegre, que irá definir que vai competir nas provas individual e por equipe — comentou.
Líder do ranking nacional de florete feminino, com 456 pontos, 64 a mais que Mariana Pistoia, do Grêmio Náutico União, a paulista Bia Bulcão espera deixar a capital gaúcha classificada.
— Todos as atletas se conhecem muito bem. Mas estou me sentindo muito bem preparada. Tenho de entrar sempre bem ligada. Tive muitas trocas de experiências nas duas últimas competições, a Copa do Mundo (Alemanha) e o Grand Prix (China). Me senti muito bem em pista, espero jogar bem em Porto Alegre —garante a atleta que disputou as duas últimas edições do Pan, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015.
O Torneio Nacional de esgrima será encerrado no domingo (2). As provas começarão às 8h, com entrada gratuita.