Os 20 atletas que representarão o Rio Grande do Sul nos Jogos Pan-Americanos de Lima foram homenageados nesta quinta-feira (30), em cerimônia realizada no Palácio Piratini. Eles foram recepcionados pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de esporte e lazer, João Derly.
Durante a solenidade, os representantes do esporte gaúcho na principal competição das Américas receberam uma bandeira do Estado para levarem até a capital peruana, sede dos Jogos entre 26 de julho e 11 de agosto.
Bicampeã mundial, dona de duas medalhas de bronze olímpicas e três vezes medalhista pan-americana, a judoca Mayra Aguiar falou em nome dos atletas.
— É importante saber que temos o apoio do governo e do povo gaúcho. Nossos atletas são bons, temos muitos títulos e façanhas — disse a atleta, que garantiu que a bandeira gaúcha estará em seu quarto na Vila Pan-Americana.
Esta será a quarta vez de Mayra em um Pan. Em 2007, no Rio, ela ficou com a medalha de prata, que seria repetida oito anos mais tarde em Toronto, no Canadá. Em 2011, em Guadalajara, no México, ela faturou o bronze. Com um longo currículo, mas sem o ouro pan-americano, Mayra disse ter esta conquista como objetivo.
—Não é algo que me coloque pressão, mas estou super feliz com tudo que conquistei, quero muito esse ouro e estou treinando bastante pra isso. É uma das competições mais importantes do ano. Tem o Mundial logo em seguida e a gente vai direto do Pan para o Mundial. Estou me preparando e quero chegar na minha melhor fase nessa competição, que vai ser uma preparação para a Olimpíada. É uma competição muito parecida, é de quatro em quatro anos, tem toda a pressão psicológica e então já vai ajudar como treinamento para a Olimpíada —falou a judoca que irá comemorar 28 anos durante o Pan, no dia 3 de agosto.
Aos 22 anos, a esgrimista Gabriela Cecchini vai para a disputa de seu segundo Pan e acredita estar melhor preparada do que em Toronto 2015, quando era estreante.
—A experiência de já ter participado dos últimos Jogos Pan-Americanos foi importante, por já ter passado por uma competição desse nível, por questão de torcida, do tamanho do evento mesmo. Então é lógico que essa bagagem conta a meu favor e a perspectiva para os Jogos de Lima é muito boa, até porque em Toronto a gente ficou em quarto por equipes e este ano a gente quer batalhar por essa medalha —disse a atleta do Grêmio Náutico União.
Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite ressaltou a importância e o exemplo dos 20 atletas gaúchos no Pan de Lima.
— Vocês mostram aos jovens uma alternativa a outras opções menos saudáveis que competem pela atenção deles. Tenham certeza de que não estarão sozinhos em Lima —disse o chefe do Executivo gaúcho.
Secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, o ex-judoca João Derly tem em sua coleção uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos, conquistada no Rio de Janeiro em 2007. Para ele, a competição é uma realização para o atleta de alto rendimento.
—É o sonho de todo guri e de toda a guria, um dia estar representando o país. Eu cresci vendo os Jogos Pan-Americanos , Jogos Olímpicos, ficava maravilhado e pensava: será que um dia eu estarei lá? Ver os atletas chegando lá e sendo exemplo é muito importante —afirmou o bicampeão mundial da categoria meio-leve.
Os Jogos Pan-Americanos de Lima serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto. São esperados 6.680 atletas de 41 países, que competirão em 39 modalidades, 22 delas classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Confira os atletas gaúchos no Pan de Lima:
- Aléxia Castilhos (judô- Sogipa)
- Almir Junior (atletismo - Sogipa)
- Anderson Henriques (atletismo - Sogipa)
- Daniel Cagnin (judô - Sogipa)
- Edson Isaías da Silva (canoagem - Guahyba Associação de Canoagem)
- Gabriela Cecchini (esgrima - Grêmio Náutico União)
- Geórgia Furquim Bastos (tiro esportivo - Socapesca)
- Guilherme Toldo (esgrima - Grêmio Náutico União)
- Janice Gil Teixeira (tiro esportivo - Federação Gaúcha de Caça e Tiro)
- Leonardo Gonçalves (judô - Sogipa)
- Marcelo Demoliner (tênis - Federação Gaúcha de Tênis)
- Marcos Scolaro (canoagem - Associação de Esportes Náuticos)
- Mariana Pistoia (esgrima - Grêmio Náutico União)
- Mayra Aguiar (judô - Sogipa)
- Nathália Brígida (judô - Sogipa)
- Rafael Macedo (judô - Sogipa)
- Roberto Schmits (tiro esportivo - Federação Gaúcha de Caça e Tiro)
- Samuel Albrecht (vela - Veleiros do Sul)
- Vitória Guerra (ginástica rítmica - Grêmio Náutico União)
- Viviane Jungblut (natação - Grêmio Náutico União)