Os judocas brasileiros que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, foram anunciados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na tarde desta segunda-feira (27). Entre os 14 selecionados, seis são atletas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Entre eles, três são gaúchos: Aléxia Castilhos (-63kg), Daniel Cargnin (-66kg) e a bicampeão mundial Mayra Aguiar (-78kg).
Em contraste com a multicampeã gaúcha, dona de duas pratas e um bronze em Jogos Pan-Americanos, Daniel e Aléxia são estreantes na competição. O meio-leve de 21 anos é campeão Pan-Americano da categoria. Já a peso-médio de 24 anos foi campeã da Copa Pan-Americana de Judô, no último sábado (25).
— Estou muito feliz com essa competição! É um torneio muito importante para nós, Sogipa, Time Brasil e COB, porque tem a estrutura dos Jogos (Olímpicos) e isso já nos prepara para uma possível Olimpíada. Vai ser uma competição bem dura, mas sinto que estou bem preparada vindo de um ouro na Copa Pan-Americana. Já conheço minhas adversárias, sei no que devo trabalhar até os Jogos e vou fazer de tudo para trazer uma medalha para o Brasil — analisou Aléxia Castilhos, após a divulgação da convocação.
Além dos gaúchos, outros três judocas da Sogipa foram chamados: os paulistas Nathália Brigida (-48kg), Rafael Macedo (-90kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg). O clube é o com o maior número de judocas no torneio.
Os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 acontece entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. As competições do judô serão entre 8 e 11 de agosto.
Confira a seleção brasileira de judô completa:
Feminino
-48kg: Nathália Brigida (Sogipa-RS)
-52kg: Larissa Pimenta (Pinheiros-SP)
-57kg: Rafaela Silva (Reação-RJ)
-63kg: Aléxia Castilhos (Sogipa-RS)
-70kg: Ellen Santana (Pinheiros-SP)
-78kg: Mayra Aguiar (Sogipa-RS)
+78kg: Beatriz Souza (Pinheiros-SP)
Masculino
-60kg: Renan Torres (Sesi-SP)
-66kg: Daniel Cargnin (Sogipa-RS)
-73kg: Jeferson Santos Jr. (Reação-RJ)
-81kg: Eduardo Yudy Santos (Pinheiros-SP)
-90kg: Rafael Macedo (Sogipa-RS)
-100kg: Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS)
+100kg: Rafael Silva (Pinheiros-SP)