No Campeonato Pan-Americano de Lima, no Peru, competição que está servindo de evento-teste para os Jogos Pan-Americanos que também ocorrerão na capital peruana, o gaúcho Daniel Cargnin conquistou um título inédito no judô. Depois de duas pratas consecutivas no Pan-Americano da modalidade, o atleta da Sogipa faturou o ouro na categoria 66kg.
No primeiro dia, os outros cinco representantes do país também disputaram as finais de suas categorias. No total, os judocas brasileiros garantiram outra medalha de ouro, com Larissa Pimenta (52kg), três de prata – com Rafaela Silva (57kg), a também sogipana Nathalia Brigida (48kg) e Eric Takabatake (60kg) –, e uma de bronze, com Sarah Menezes (52kg).
Na outra categoria masculina, Daniel Cargnin passou por Gerard Cadet, do Haiti, e Jorge Gonzalez (COL) por ippon para avançar à semifinal, em que derrotou o canadense Jacob Valois. Na final, Cargnin superou o experiente Juan Postigos, do Peru, com um waza-ari.
No feminino, Nathalia Brigida garantiu seu lugar na final após luta equilibrada com a mexicana Edna Carrillo. Impondo maior volume de ataque, a brasileira forçou a desclassificação da adversária com três punições. Seu caminho em Lima ainda teve vitórias sobre a peruana Nomei Orneta e a colombiana Luz Alvarez. Na final, a judoca foi derrotada por ippon pela argentina Paula Pareto, atual campeã olímpica.
Classificatório para os Jogos de Lima, o Pan de Judô contará com a força máxima do Brasil no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 são cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em Campeonatos Pan-Americanos. Da atual equipe, os maiores campeões são a gaúcha Mayra Aguiar, com cinco títulos pan-americanos, Rafael Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.
As disputas vão até domingo, com a participação de mais seis representantes da Sogipa. Na sexta-feira (26), lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), e David Lima (73kg). No sábado (27), último dia de competições individuais, os representantes do clube gaúcho são Mayra Aguiar (78kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg). Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.