A seleção brasileira de Judô estreou com o pé direito no primeiro dia do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. Os destaques ficaram por conta de Felipe Kitadai, da Sogipa, e da campeã olímpica Rafaela Silva, que faturaram medalhas de ouro. Já Larissa Pimenta garantiu uma medalha de bronze. Eleudis Valentim e Gabriela Chibana perderam na disputa da terceira colocação.
Número 33 do ranking mundial dos ligeiros (60 kg), Felipe Kitadai voltou ao pódio em uma etapa do Circuito Mundial depois de 17 meses. A última conquista do medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 havia sido uma prata, no Grand Slam de Abu Dhabi, em outubro de 2017.
O primeiro rival do sogipano Kitadai em Baku foi o azeri Orkhan Safarov, derrotado por waza-ari, no goleden score. Depois, o atual campeão europeu, o russo Islam Yaushev, também caiu por waza-ari. Na decisão da chave, mais uma vez a mesma pontuação para superar Jaba Papanashvili, da Georgia.
Kitadai encarou o espanhol Francisco Garrigos, na semifinal, e garantiu presença na decisão com um ippon a quatro segundos do final da luta. O ouro assegurado diante do georgiano Temur Nozadze, que foi completamente dominado até sofrer o ippon, em virtude de dois waza-aris, com 1min37seg de combate (veja abaixo).
A vitória deixa o paulista de 29 anos com possibilidades de disputar o próximo Campeonato Mundial, já que ele somará 700 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF).
Rafaela Silva brilha e garante título no leve
Quem também comemorou foi Rafaela Silva, campeã olímpica do peso leve (57 kg) nos Jogos Rio-2016. Na estreia, ela passou pela sérvia Marica Perisic, derrotada por ippon. Logo depois, foi a vez da francesa Hélène Receveaux cair em 61 segundos de disputa. Na semifinal, a carioca bateu a húngara Hedvig Karakas e assegurou presença na decisão.
Na final, Rafaela enfrentou a japonesa Tsukasa Yoshida, atual campeã mundial e número do ranking. Em uma disputa acirrada, com duas punições para cada judoca, um waza-ari assegurou o título para a brasileira.
Larissa Pimenta volta ao pódio
Com apenas 20 anos, Larissa Pimenta conquistou mais um bronze na temporada, o primeiro em um Grand Slam na carreira. Este foi o sexto pódio seguido da atleta que começou a carreira na luta olímpica, e o sétimo em nove competições no primeiro ano como judoca da seleção adulta.
O caminho até o pódio no meio-leve (52 kg) teve a espanhola Estrella Lopez Sheriff e a polonesa Agata Perenc, derrotadas por ippon. Nas quartas de final, a derrota para a japonesa Ai Shishime, campeã mundial de 2017 e vice em 2018, colocou Larissa na repescagem, onde ela passou pela russa Alesya Kuznetsova, que só foi derrotada após 9min43seg de combate e a também brasileira Eleudis Valentim, superada em mais um golden score.
Além de Eleudis Valentim, quem também chegou à disputa de medalhas foi Gabriela Chibana, no ligeiro (48 kg). Porém, a paulista não conseguiu superar a portuguesa Catarina Costa e ficou em quinto lugar.
Mais quatro brasileiros competiram neste primeiro dia em Baku. Nathália Brígida (48 kg), Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana e Daniel Cargnin (66kg), que não passaram das fases iniciais.
O Grand Slam de Baku prosseguirá no sábado (11) e o Brasil será representado por Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg). As lutas preliminares começam às 4h. As disputas por medalhas serão a partir das 10h. A IJF transmitirá ao vivo, toda a competição, pelo portal www.live.ijf.org.