Aproveitando o grande número de erros do adversário, 28, a seleção brasileira masculina de vôlei começou com vitória na Liga das Nações. Nesta sexta-feira (31), em Katowice, na Polônia, o Brasil bateu os Estados Unidos por 3 a 0, parciais de 25/22, 25/22 e 25/23.
O time brasileiro foi comandado por Marcelo Fronckowiak, que substituiu Renan Dal Zotto, suspenso pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), por quatro jogos, por uma conduta considerada antidesportiva durante o Campeonato Mundial de 2018. A pena foi informada apenas nesta sexta.
A partida poderia ter marcado a estreia do ponteiro Yoandy Leal, cubano naturalizado, com a camisa brasileira. Porém, o ex-jogador do Sada Cruzeiro ficou todo o tempo no banco de reservas. A equipe titular começou com o levantador Fernando Cachopa, os ponteiros Douglas Souza e Lucarelli, os centrais Lucão e Isac, o oposto Wallace e os líberos Thales e Maique, que se alternaram durante o confronto.
Com um total de 14 acertos, Lucarelli foi o principal pontuador da seleção brasileira, seguida por Wallace, com 12. No time norte-americano destaque para os 13 pontos do ponteiro Torey Defalco.
O Brasil voltará à quadra para enfrentar a Austrália, no sábado (1º), às 9h (de Brasília). No domingo, o confrotno será contra a Polônia às 12h. O SporTv anuncia as duas transmissões.