Uma personalidade do futebol mundial. Assim é possível definir Ronaldo de Assis Moreira — ou simplesmente Ronaldinho. Prova disso são as homenagens que o ex-jogador recebeu pelas redes sociais nesta sexta-feira (21), quando completa 39 anos de idade.
— Toda vez que eu vi Ronaldinho, ele sempre tinha um sorriso no rosto. Feliz aniversário, meu amigo — publicou Pelé em sua conta no Twitter.
Além do Rei do Futebol, alguns clubes também deram os parabéns a Ronaldinho. Dentre os oito que ele defendeu ao longo da carreira, apenas Flamengo e Grêmio não fizeram publicações — justamente os dois envolvidos na polêmica transação de 2011, quando o camisa 10 preteriu seu clube de origem e a cidade natal para jogar no Rio de Janeiro. Os demais prestaram suas homenagens: PSG, Barcelona, Milan, Atlético-MG, Fluminense e até o mexicano Querétaro.
Nascido em Porto Alegre, Ronaldinho foi eleito duas vezes o melhor jogador de futebol do mundo (em 2004 e 2005). Com a camisa da Seleção Brasileira, foi campeão da Copa do Mundo de 2002, Copa das Confederações de 2005, Copa América de 1999 e medalha de bronze na Olimpíada de 2008, em Pequim. Em 2018, ele foi convidado a participar da festa de abertura da Copa do Mundo e apareceu no gramado do Estádio Luzhniki, em Moscou, batucando junto com músicos.