Um dia após a eliminação diante do Talleres na pré-Libertadores, a diretoria do São Paulo convocou uma coletiva para anunciar as mudanças para o restante da temporada.
Após 19 jogos, André Jardine deixa o comando técnico da equipe. Para seu lugar, Cuca já está acertado, mas só assumirá quando tiver condições de saúde. Por isso, Vagner Mancini assume como interino.
Cuca passou por uma cirurgia cardíaca no fim de 2018 e precisa de um período de repouso por recomendação médica. De acordo com o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o próprio Cuca colocou o dia 15 de abril como prazo para assumir.
André Jardine, por sua vez, ganhou alguns dias de descanso. Ele aceitou continuar no clube, agora em uma nova função que ainda será definida.
Cuca comandou o São Paulo em 2004 e ajudou na montagem da equipe que conquistou Paulistão, Libertadores e Mundial no ano seguinte. A seus interlocutores mais próximos, o técnico sempre falou em retornar ao Morumbi para coroar com um título o trabalho interrompido naquela época, após a eliminação na semifinal da Libertadores.