O Brasil começou com derrota sua campanha em busca de uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis. Nesta sexta-feira (2), a República Dominicana marcou o primeiro ponto para os donos da casa no Zonal Americano I.
Número 284 do mundo, o dominicano José Hernandez-Fernandez venceu o paulista João Pedro Sorgi (365º do ranking) por 6/2, 4/6 e 7/6(3) em duas horas e 14 minutos de jogo.
Ainda nesta sexta-feira, o cearense Thiago Monteiro (117º do mundo) tentará empatar o confronto, ao enfrentar Roberto Cid (468º do mundo) na quadra rápida do Club Deportivo Naco, em Santo Domingo. Os outros três jogos do confronto estão previstos para sábado (3), a partir das 17h (de Brasília).
Estreante na Copa Davis, Sorgi foi dominado pelo tenista da casa no primeiro set. Com a apenas 58% de acerto do primeiro saque, foi presa fácil para Hernandez-Fernandez, que quebrou o serviço do brasileiro em duas oportunidades.
Logo no início do segundo set, Sorgi teve de salvar dois break points. No quinto game, enfim o brasileiro conseguiu passar à frente no placar com a quebra de serviço do adversário.
No set decisivo, o dominicano saiu quebrando o serviço de Sorgi e abriu 2/0. Na sequência, o paulitas devolveu a quebra. A partida foi para o tiebreak. No game desempate, Hernandez-Fernandez teve dois minibreaks e logo abriu 5 a 0. O paulista ainda salvou dois match points antes de sofrer a derrota.