Com mudanças no formato dos zonais da Copa Davis, o Brasil dá largada hoje na tradicional competição por países do tênis masculino.
A disputa agora passa a ser em jogos melhor de três sets (e não mais de cinco) e em apenas dois dias (anteriormente, eram três dias de confrontos).
O adversário da equipe capitaneada pelo técnico João Zwetsch será a República Dominicana, nas quadras rápidas do Club Deportivo Naco, em Santo Domingo.
O estreante João Pedro Sorgi será o primeiro brasileiro a entrar em quadra hoje, às 18h (horário de Brasília). O paulista de 24 anos, 365º do ranking, enfrentará José Hernández (284º).
Na sequência, o cearense Thiago Monteiro, 117º do mundo de simples, encara o tenista número 2 da República Dominicana, Roberto Cid, que é apenas o 468º do ranking.
No sábado, a dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Marcelo Demoliner enfrenta Nick Hardt e José Olivares, a partir das 17h. Em seguida, caso o confronto ainda não esteja definido, Monteiro encara Hernández, e, se permanecer empate, Sorgi encerra contra Cid.
Na briga por uma vaga no Grupo Mundial em 2019, o vencedor do confronto do Zonal Americano I enfrentará Colômbia ou Barbados na primeira rodada dos playoffs. Já a equipe derrotada terá de enfrentar a repescagem para não cair para o Zonal Americano II.
GRUPO MUNDIAL
Os confrontos da primeira rodada da elite do tênis
– França x Holanda
– Japão x Itália
– Espanha x Grã-Bretanha
– Austrália x Alemanha
– Cazaquistão x Suíça
– Croácia x Canadá
– Sérvia x EUA
– Bélgica x Hungria