A tradicional Copa Davis teve início nesta sexta-feira (02), com os jogos válidos pela primeira rodada do Grupo Mundial e pelos zonais continentais, que dão acesso à divisão principal da competição que equivale à Copa do Mundo do tênis.
Porém, apesar do peso e de toda a tradição de 106 edições, a largada de 2018 não conta com algumas das principais estrelas do circuito mundial da modalidade, o que possibilita resultados mais equilibrados e até certo ponto inesperados. As ausências se devem, na sua grande maioria, a problemas físicos, que variam entre questões musculares e cirurgias para correção de
Sem contar com Roger Federer, dono de 20 títulos de Grand Slam, e Stan Wawrinka, vencedor de outros três, a Suíça está em grande desvantagem contra o Cazaquistão, que atuando em Astana, abriu 2 a 0 no primeiro dia, com os triunfos de Dmitry Popko sobre Henri Laaksonen e de Mikhail Kukushkin contra Adrian Bodmer, ambos por 3 a 1.
Líder do ranking mundial, Rafael Nadal desfalca a Espanha diante da Grã-Bretanha, que também não conta com Andy Murray. Na série disputada em Marbella, Albert Ramos Viñolas fez 3 a 0 sobre Liam Broady e colocou os donos da casa em vantagem, mas o estreante Cameron Norrie conseguiu uma incrível virada contra Roberto Bautista Agut e ao marcar 3 sets 2 deixou tudo igual.
Outra estrela que não está em ação nesta rodada da Davis é Novak Djokovic. Sem o ex-número um do mundo, a Sérvia está em desvantagem contra os Estados Unidos, mesmo atuando em casa. Na primeira partida do confronto, o norte-americano Sam Querrey fez 3 a 1 sobre Laslo Dere.
Vice-campeão do primeiro Grand Slam do ano, na Austrália, o croata Marin Cilic também não atua contra o Canadá, em Osijek. Nesta série, o equilíbrio e a presença de duas estrelas da chamada Next Gen, a futura geração do tênis, são a marca principal. E os jovens confirmaram toda expectativa, com a vitória do croata Borna Coric por 3 a 1 sobre o croata Vasek Pospisil e o triunfo do canadense Denis Shapovalov, em três sets, contra Viktor Galovic.
Em casa, na cidade de Morioka, o Japão recebe a Itália e as duas equipes empatam em 1 a 1, após dois jogos definidos no quinto set. Sem Kei Nishikori, os japoneses escalaram Taro Daniel, que perdeu por 3 a 2 para Fabio Fognini, e Yuichi Sugita, que devolveu o marcador sobre Andreas Seppi.
Atual campeã da Copa Davis, a França estreia em casa contra a Holanda. No primeiro jogo disputado em Albertville, Adrian Mannarino caiu para Thiemo de Bakker, por 3 a 0. O empate dos donos de 10 títulos da competição veio com o 3 a 1 de Richard Gasquet diante de Robin Haase.
Outra disputa que promete equilíbrio acontece em Brisbane, entre Austrália e Alemanha. Na primeira partida desta sexta, o alemão Alexander Zverev, quinto do ranking, venceu Alex de Minaur por 3 a 2, mas Nick Kyrgios soube aproveitar o fator local e bateu Jan-Lennard Struff, com um triplo 6/4, deixando o marcador igualdado.
Finalista na temporada passada, a Bélgica recebe a Hungria em Liège e vence por 2 a 0, após os triunfos de Ruben Bemelmans sobre Márton Fucsovics (3 a 1) e David Goffin, sétimo do mundo, por 3 a 0, contra Attila Balázs.