
O Sada Cruzeiro está classificado para as semifinais do Mundial masculino de clubes de vôlei. Nesta quinta-feira (14), em Opole, na Polônia, o time mineiro derrotou o local ZAKSA Kędzierzyn-Koźle por 3 sets a 0 (25/13, 32/30 e 25/20), em 1h27 de partida e terminou a fase classificatória entre os dois melhores do grupo A, ao lado do italiano Cucine Lube Civitanova, que venceu os brasileiros na abertura do torneio.
A partida valia a vaga direta na semifinal, já que as duas equipes chegaram a esta rodada com uma vitória e uma derrota - os dois perderam para o Civitanova. E com um excelente saque, responsável por 11 pontos, o time brasileiro soube segurar a pressão dos donos da casa, especialmente na segunda parcial, decidida após 36 minutos de intensa disputa. O ponta cubano Yoandy Leal, com 19 acertos, foi o maior pontuador do confronto.
Na semifinal, o time dirigido pelo argentino Marcelo Méndez vai encarar uma equipe que sairá do grupo B, que já tem classificados o russo Zenit Kazan, atual tricampeão europeu, e o polonês PGE Skra Bełchatów, que ainda se enfrentam nesta quinta. O Cruzeiro ainda pode terminar a etapa na primeira posição, mas para isso precisa torcer que os italianos do Civitanova percam para o Sarmayeh Bank Tehran VC, do Irã, em jogo que será disputado ainda hoje.
Os jogos semifinais do Mundial serão disputados no próximo sábado (16), em Cracóvia. As partidas estão marcadas para às 14h30min e 17h30min, pelo horário de Brasília.
Esta é a sexta participação seguida do Cruzeiro no Mundial de clubes de vôlei. Nas anteriores, os mineiros ganharam três títulos (2013/15/16), foram vice-campeões em 2012 e terminaram em quarto lugar em 2014. Uma nova conquista irá igualar o time brasileiro ao italiano Trentino, tetracampeão entre 2009-12.