Foram 100 horas e 23 dias de caminhada, que resultaram na chegada ao ponto mais alto das Américas. Quatro santa-marienses, integrantes da Associação Santa-Mariense de Escalada (ASE), partiram em expedição em 2 de janeiro até o Cordón del Plata, na Cordilheira dos Andes, na Argentina.
Após nove dias trilhando a primeira parte do percurso, a equipe recarregou energias em Mendoza e saiu para uma das maiores experiências de quem pratica o montanhismo: tentar atingir o topo do monte Aconcágua.
_ Caminhamos durante mais de 20 dias, somando as duas expedições (no Cordón del Plata e no Aconcágua). Cheguei até o penúltimo acampamento antes do cume. Fazer o cume é muito difícil, é só para gente bem preparada. O meu propósito nessa expedição foi ajudar o Fernando (filho) a chegar lá. Na Bolívia, tentei o cume e passei mal. Acabei atrapalhando a escalada do Fernando. Por isso, decidi não tentar _ explica o professor do curso de agronomia na UFSM José Fernando Schlosser, 58 anos.
Na expedição até o Aconcágua, 14 pessoas de nacionalidades diferentes participaram da escalada. Somente cinco, entre eles os dois santa-marienses (Fernando Schlosser, 28 anos, e Luciano Sarturi, 38), chegaram ao destino final _ completaram a equipe de Santa Maria, José Fernando Schlosser e Arno Britz, 42 anos. Alguns montanhistas, segundo Schlosser, tiveram edemas cerebrais durante o caminho e abandonaram o trajeto.
_ É bem difícil descrever em poucas palavras a experiência de chegar ao cume do Aconcágua. Foi a experiência mais intensa que tive no montanhismo. É o ápice de um inteiro de preparação. Deixamos coisas que temos a nível do mar de lado e aprendemos a viver sem uma comida quente e uma boa noite de sono. Foram 14 dias sem banho. Fiquei cinco dias sem escova de dentes, porque tive de livrar um peso da mochila. O fato de respirar e puxar o oxigênio é algo a ser valorizado. É um aprendizado das coisas simples da vida _ conclui Fernando, que em alguns momentos chegou a levar mais de 25 quilos na mochila.
A expedição terminou na última quarta-feira, quando os integrantes retornaram a Santa Maria.
O ACONCÁGUA
- O monte Aconcágua é o ponto culminante da Cordilheira dos Andes, que é uma cadeia montanhosa formada por um série de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul. O Aconcágua tem 6.962 metros de altitude e é considerado o local mais alto das Américas. Fica localizado nos Andes argentinos, próximo à cidade de Mendoza.