A Polícia Federal espera para esta terça-feira (24) um movimento maior do que ontem, dia que registrou até agora o maior ingresso de torcedores argentinos por Uruguaiana, na Fronteira Oeste. No começo do mês, a média era de 390 pessoas entrando no País pela cidade. De sexta a domingo passou para 1,3 mil e ontem chegou a 2,9 mil.
Por volta das 10h de hoje, cerca de 500 argentinos argentinos estavam na aduana de Uruguaiana para garantir o ingresso no País. Eles ficam cerca de uma hora e meia na fila, que já está do lado de fora do prédio, para fazer todo o procedimento.
Para os veículos, a fila passa de 100 carros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que o congestionamento é de 1,5 km na ponte que separa os dois países.
Tanto a Polícia Federal quanto a PRF acreditam em movimento intenso durante toda a manhã. O fluxo só deve começar a diminuir a partir das 17h.
O inspetor Claudio Cravo, da PRF, disse que ainda haverá movimento no fim da tarde, mas deve ser mais intenso para ônibus de excursão. Hoje, de cada dez carros que cruzam pelo posto da PRF em Uruguaiana, oito são de argentinos.
A expectativa da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul é de que 80 mil torcedores argentinos estejam na cidade na quarta-feira, dia da partida entre a seleçao do país vizinho contra a Nigéria pela Copa do Mundo.
Veja o movimento de argentinos na aduana: