A última rodada do Brasileirão acabou com a definição dos times brasileiros classificados para a Libertadores da próxima temporada. Palmeiras, Inter, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estavam garantidos na fase de grupos da competição em 2023. Como o rubro-negro carioca ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022, o G-6 virou G-8 no Brasileirão. Com isso, três vagas estavam abertas: uma para a fase de grupos e duas para a preliminar.
Além dos cinco já confirmados, o Athletico-PR venceu o Botafogo, em casa, e se garantiu na fase de grupos da Libertadores, terminando o Brasileirão em sexto lugar. As duas outras vagas, na fase preliminar, ficaram com o Atlético-MG, que venceu o Corinthians, fora de casa, por 1 a 0, e com o Fortaleza, grande surpresa do segundo turno, que ganhou por 2 a 0 na Vila Belmiro.
Assim, São Paulo, América-MG e o próprio Botafogo, que ainda tinham chances de se classificarem para a Libertadores, ficaram de fora e terão de jogar a Copa Sul-Americana na próxima temporada.
Como se garantiu diretamente para a fase de grupos, o Inter e os outros cinco times que se garantiram por lá, só começam a atuar na Libertadores no dia 5 de abril (data prevista para a primeira rodada). No entanto, a competição sul-americana tem seu início no dia 8 de fevereiro, com três fases preliminares antes de chegar nos grupos.