A Conmebol decidiu, na manhã desta quinta-feira (13), em reunião virtual do conselho da entidade, que os times participantes das edições de 2020 da Libertadores e da Copa Sul-Americana vão poder inscrever 40 jogadores, em vez dos tradicionais 30 atletas normalmente listados nas competições.
A decisão tem como objetivo minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus no futebol sul-americano, principalmente com a frequência maior de jogos em um curto período de tempo — o que vai acontecer com a maioria dos clubes das duas competições.
O Brasil tem sete representantes na Libertadores: Athletico-PR, Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos e São Paulo. Ela irá retornar a partir do dia 15 de setembro, na terceira rodada da fase de grupos. O Gre-Nal do segundo turno do Grupo E irá acontecer no dia 23 do mesmo mês.
Grêmio e Inter dividem a liderança do seu grupo, com quatro pontos (uma vitória e um empate), com vantagem para o Colorado devido ao saldo de gols (três contra dois). O Grêmio reestreia na competição contra a Universidad Católica, e o Inter enfrenta o América de Cali, ambos no dia 16.