O Inter terá uma nova dupla de zaga para enfrentar o Juventude, no próximo domingo (1°). Com a expulsão de Rogel contra o Cruzeiro e a suspensão de Mercado pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Roger Machado será obrigado a desfazer a defesa que atuou nas últimas quatro partidas do Brasileirão.
O primeiro credenciado a ocupar uma das vagas é Vitão. Escolhido para entrar no jogo do Mineirão nesta quarta-feira (28) depois do Colorado ficar com um jogador a menos, o zagueiro pode retomar o espaço perdido desde que foi afastado para uma negociação com o Betis. Com a venda frustrada, o camisa 44 estará de volta no Estádio Alfredo Jaconi.
— Sem dúvidas, para o próximo jogo, o Vitão vai estar apto em função das ausências dos dois jogadores. Nós temos Mercado e Rogel suspensos pelo cartão e claro que se abre a possibilidade. Como falei no último jogo, em função da sua saída, quando o Vitão retornou a estabilidade da zaga estava mantida e eu comentei que, escalando um time, a gente faz diferentes tipos de gestão: técnica, física, gestão de grupo e de ambiente. Para aquele momento do retorno do Vitão, era importante que mantivesse a dupla que atuou na sua ausência. A partir desse momento, o Vitão se coloca em disputa de novo pela zaga titular — comentou Roger.
Para compor ao lado dele, restam duas alternativas: Robert Renan ou Igor Gomes. O primeiro não acompanhou a delegação que viajou a Belo Horizonte porque foi liberado para acompanhar o nascimento do filho. Caso seja o escolhido, repetiria a dupla utilizada no empate com o Palmeiras, no Beira-Rio, no início de agosto.
Já Igor Gomes foi usado como titular por Roger apenas duas vezes, ambas improvisado na lateral direita, na derrota para o Botafogo e no empate com o Athletico-PR. Ou seja, seria uma formação até então inédita.
— Eu já usei ele ali (lateral) e já prestou serviços, mas a gente sabe que nesse mau momento, usar jogadores com as suas características naquela posição, demonstra algumas dificuldades, como demonstrou no jogo contra o Botafogo. Daí é criticado e crucificado pelo momento que vive, jogando em uma posição diferente. Então, o que eu disse para ele é que iria evitar usá-lo ali para que não perdesse protagonismo no seu lugar. O jogador é confiança. Aí tu entra em uma posição que não é a tua, o momento não te ajuda, depois quando tu é utilizado na tua função, já sai no negativo e não é justo. Justo é dar uma oportunidade a ele na sua função e aí cobrar da forma devida — explicou o treinador colorado.
Outra mudança que também deverá ocorrer é a do goleiro. Mesmo com a boa atuação de Anthoni, que defendeu um pênalti no Mineirão, o uruguaio Rochet volta de suspensão e reassume a titularidade. Ao todo, o Inter terá três atividades para definir a escalação. O confronto com o Juventude está agendado para as 18h30min de domingo.
Relembre as duplas de zaga utilizadas por Roger Machado no Inter:
Mercado e Robert Renan
- Botafogo 1x0 Inter
- Inter 1x1 Rosario Central
- Bahia 1x1 Inter
Vitão e Robert Renan
- Inter 1x1 Palmeiras
Rogel e Robert Renan
- Inter 2x2 Athletico-PR
Rogel e Mercado
- Inter 2x1 Juventude
- Atlético-GO 1x0 Inter
- Inter 1x0 Cruzeiro
- Cruzeiro 0x0 Cruzeiro