O Inter volta à Arena Barueri nesta quarta-feira (17) para enfrentar o Palmeiras, às 20h, pela segunda rodada do Brasileirão. Será a sexta vez do Colorado no estádio que fica a 31 quilômetros da capital São Paulo.
Equilíbrio nos resultados é o que marca o somatório de cinco partidas do time gaúcho no palco barueriense: conquistou uma vitória, três empates e sofreu uma derrota. O estádio Orlando Batista Novelli, da prefeitura da cidade, foi inaugurado em 1996 e completamente reconstruído uma década depois. Atualmente, tem capacidade para cerca de 31,5 mil pessoas.
A primeira partida da história foi em 8 de novembro de 2009, contra o antigo mandante Grêmio Barueri. O time comandado por Mário Sérgio saiu atrás no placar, com uma falha do goleiro Lauro e gol de Márcio Correa para os donos da casa. Fabiano Eller empatou para o Colorado no segundo tempo e garantiu um ponto na luta por uma vaga na Libertadores. Resultado final: 1 a 1.
No ano seguinte, o Inter perdeu para o Palmeiras, em 29 de setembro, por 2 a 0. O time de Luiz Felipe Scolari levou a melhor sobre os comandados de Celso Roth com dois gols de Marcos Assunção. Depois de levantar a taça da Libertadores em agosto, os colorados só pensavam no Mundial.
Depois, empate sem gols com o São Paulo, em 12 de outubro de 2011, que mandou a partida na Arena Barueri em função de eventos no Morumbi. O resultado atrasou a luta do São Paulo pelo título — que ficou com o rival Corinthians — e do Inter por uma vaga na Libertadores, que foi conquistada.
Em 4 de agosto de 2012, a única vitória colorada no estádio. Com gol de Ygor, o time de Fernandão bateu o Palmeiras de Felipão por 1 a 0. Com uma temporada irregular, o Inter acabaria somente na 10ª colocação.
E em 14 de novembro de 2017, enquanto amargava a segunda divisão pela primeira e única vez na história, o Inter reencontrou a Arena Barueri pela vez mais recente. Empate em 0 a 0 com o Oeste, que sediou suas partidas por lá até 2022. O Colorado retornou para a primeira divisão como segundo colocado na Série B, atrás do América Mineiro.