O desgaste físico sentido pelo Inter no empate por 0 a 0 com o Juventude, neste domingo (17), é um ponto de atenção no clube. Especialmente para o mês de abril, quando estão previstos oito jogos por Gauchão, Brasileirão e Copa Sul-Americana e com intervalo de apenas três a quatro dias entre eles. O planejamento colorado prevê que, quando necessário, a prioridade será a competição nacional.
Se o time de Eduardo Coudet eliminar o Juventude na próxima segunda (25), na semifinal do Estadual, terá cinco dias para se preparar para a partida de ida da final do Gauchão, tempo considerado adequado para uma boa recuperação física. Na sequência, porém, a maratona de jogos exigirá o máximo da fisiologia, da preparação física e do departamento médico.
Uma dificuldade adicional de abril será a disputa de duas partidas da Copa Sul-Americana no exterior, sendo que uma delas, a da estreia, ocorrerá entre as finais do Gauchão, se o Colorado passar pelo Ju. Neste confronto, existe a forte possibilidade de Coudet preservar os titulares mais desgatados.
A mesma situação vale para os demais jogos da competição continental. Embora o Inter veja o certame com prestígio, por valer título internacional, vaga na Libertadores e premiação significativa, a ideia do clube é dar prioridade ao Brasileirão, competição que os colorados não vencem desde 1979.
— Em 2024, o Inter vai entrar para ganhar todas as competições. O Gauchão é muito importante em uma retomada. Vamos dar prioridade ao Brasileirão. Vamos ter 38 finais. A conexão entre direção, jogadores e torcida vai ser fundamental. Nós queremos que este campeonato seja a prioridade no ano que vem. Isso vai envolver o clube inteiro. Reconhecemos a importância da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Para isso, vamos trazer reforços que possam ser titulares. Não vou dizer quantos, mas certamente em todos os setores — disse o presidente Alessandro Barcellos a GZH em dezembro de 2023, quando ainda era candidato a reeleição.
A promessa foi cumprida pelo mandatário. Com um pacote de contratações que empolgou a torcida e chamou atenção da imprensa nacional, o Inter considera ter um grupo capaz de ser competitivo em todas as competições que disputar. Afinal, nomes de impacto buscados, como Robert Renan, Thiago Maia, Rafael Borré e Lucas Alario, sequer tem titularidade garantida no momento.
A decisão sobre quando e quais titulares serão poupados e se a equipe será mista ou alternativa só será tomada pouco antes dos jogos, em cima do relato dos próprios atletas e dos relatórios da fisiologia. Porém, está definido que, quando alguma competição tiver que ser priorizada, a escolha será pelo Brasileirão.
Confira o calendário de jogos previstos para o Inter na próxima semana:
- 25/03 (segunda): Inter X Juventude - Gauchão
- 30/03 (sábado): Jogo de ida da final - Gauchão
- 03/04* (quarta): 1ª rodada da fase de grupos (fora de casa) - Copa Sul Americana
- 06/03* (sábado) Jogo de volta da final - Gauchão
- 10/04* (quarta): 2ª rodada da fase de grupos (casa) - Copa Sul Americana
- 14/04* (domingo): Inter X Bahia - Brasileirão
- 17/04* (quarta): Palmeiras X Inter - Brasileirão
- 21/04* (domingo): Athletico-PR X Inter - Brasileirão
- 24/04* (quarta): 3ª rodada da fase de grupos (fora de casa) - Copa Sul Americana
- 28/04* (domingo): Inter X Atlético-GO - Brasileirão
* Foram consideradas as datas-base, uma vez que a data e o horário dos jogos ainda não foram confirmados