O Gre-Nal do próximo domingo (25) pode garantir ao Inter a liderança da primeira fase do Gauchão e, com isso, a vantagem de decidir em casa os confrontos eliminatórios. Por outro lado, não vale classificação ou título. Portanto, haverá todo um cuidado para não colocar em campo jogadores que estejam descontados fisicamente, o que implica em três dúvidas na escalação.
A partir da reapresentação do elenco, agendada para esta terça-feira (20), e com uma semana cheia para treinamentos, com a ajuda do departamento médico, o técnico Eduardo Coudet começará a desenhar o time que atuará no clássico.
Rochet ou Anthoni?
O goleiro é o maior ponto de interrogação no Inter. Afastado desde a pré-temporada por conta de um desconforto na região torácica, Sérgio Rochet não fez nenhuma partida no Gauchão. Comprado junto ao Nacional-URU no ano passado, o atleta sofreu uma fissura na região das costelas, que foi revelada pelo presidente Alessandro Barcellos justamente após o Gre-Nal do Brasileirão, quando o uruguaio falhou nos gols marcados pelo Grêmio.
O objetivo é testá-lo ao longo da semana durante os treinamentos no CT Parque Gigante, com disputas físicas e quedas no gramado. Caso volte a sentir dores, o jovem Anthoni seguirá na posição.
— Não podemos marcar o tempo de quando ele vai estar 100% porque é um tema que não se pode adiantar o processo. Então, vamos ver como vai ser na semana. Agora seria precipitado falar da situação — declarou Coudet no último domingo (18).
Mercado ou Robert Renan?
A vitória sobre o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, trouxe um ponto de alerta na defesa. Após uma dividida com o centroavante Luam Parede, o zagueiro Gabriel Mercado teve de ser substituído por Robert Renan. No banco de reservas, fez tratamento com gelo no joelho esquerdo.
Apesar do susto, na saída do vestiário para o ônibus, o argentino caminhava normalmente, o que indica que a troca pode ter sido muito mais por preservação, até porque, além da questão física, o experiente defensor já havia recebido um cartão amarelo na partida.
Mauricio ou Alario?
De volta do Torneio Pré-Olímpico, Mauricio foi preservado do jogo do fim de semana junto dos reforços Bruno Gomes e Wesley. A ideia era aprimorar a parte física do trio, principalmente daqueles que estiveram com a Seleção Brasileira na Venezuela. A análise interna é de que os jovens foram preparados para atuar em uma competição de tiro curto pela CBF, o que poderia gerar um desgaste demasiado.
— Tentamos fazer uns ajustes físicos nestes dias. Eles vêm treinando em turno duplo e estão todos bem, por sorte. O mais importante é todos jogarem do mesmo jeito e ganhar — explicou Coudet.
Com o retorno de Mauricio, o centroavante Lucas Alario é o principal candidato a deixar a equipe, o que acarretaria na mudança de posicionamento de outros dois jogadores Bruno Henrique e Alan Patrick. O volante, que tem atuado aberto pelo lado direito, recuaria para ser uma espécie de segundo volante, à frente de Aránguiz. O camisa 10, por sua vez, seria adiantado para chegar mais próximo de Enner Valencia.
Neste cenário, a provável escalação colorada para o Gre-Nal 441 tem: Anthoni (Rochet); Bustos, Vitão, Mercado (Robert Renan) e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício (Alário), Alan Patrick e Wanderson; Enner Valencia.