Apesar da titularidade absoluta de Sergio Rochet, o Inter deverá ter modificação no cenário de goleiros para a próxima temporada. Os reservas Keiller e Emerson Junior podem ver a ascensão de Anthoni já na largada do Gauchão de 2024. Além do critério técnico, uma possível negociação e uma suspensão poderiam impulsionar a situação.
Rochet está afirmado na posição e focará, apenas, em se recuperar plenamente da lesão nas costelas sofrida ainda em outubro. Ele jogou algumas rodadas finais do Brasileirão com desconforto. Estima-se que, durante os treinamentos da pré-temporada, ele estará sem qualquer tipo de dor para atuar em alto nível no estadual.
Entretanto, Keiller, antigo titular em 2023, viu o uruguaio e o próprio John - que já foi negociado com o Valladolid-ESP - passarem a sua frente e chegou a sobrar do banco de reservas. Ele foi criticado por algumas atuações no primeiro semestre. Desta forma, clube e estafe não descartam uma liberação em caso de uma proposta.
Keiller completou 27 anos recentemente e pretende atuar com regularidade. No Beira-Rio, não há perspectiva de aproveitamento e a saída é cogitada para não trancar a carreira.
Emerson Júnior, prestes a completar 24 anos, ainda não estreou entre os profissionais colorados. Apenas vestiu a camisa da categoria principal do Figueirense em 2021 com 12 atuações. O bom rendimento fez a diretoria buscá-lo para ser alternativa novamente. Além do porte físico, o atleta se destaca pelo trabalho com os pés. Porém, o camisa 12 está suspenso pelo TJD-RS pela briga com jogadores do Caxias depois da eliminação no Gauchão. O julgamento deu seis partidas de suspensão para o goleiro, que perderá metade da fase classificatória do torneio.
Logo, Anthoni, que em janeiro comemorará 22 anos, também não atuou pelo Inter profissional, mas se destaca nos treinamentos. Nos aquecimentos, o jovem está sendo preparado para receber mais chances. Não está descartado que ele seja experimentado eventualmente em breve.
O clube projeta analisar os goleiros no estadual e, confirmada a saída de Keiller, somente no Brasileirão ir ao mercado, caso necessário, buscar um arqueiro mais experiente. O Centro de Análise de Prospecção (CAPA) tem prospectado o mercado opções para todos os setores, inclusive, goleiros.