Ainda que o planejamento de 2024 do Inter esteja condicionado à eleição e que Eduardo Coudet não tenha a permanência garantida mesmo que sua continuidade seja vontade dos candidatos Alessandro Barcellos e Roberto Melo, a reta final do Brasileirão permite ao treinador fazer testes visando à próxima temporada. A vitória sobre o Corinthians, no sábado (2), por exemplo, mostrou uma nova opção para o meio-campo com Aránguiz e Bruno Henrique jogando juntos, o que pode ser um caminho já que Johnny está vendido ao Betis, da Espanha, e não estará no Beira-Rio a partir de janeiro.
Aránguiz e Bruno Henrique foram dois reforços contratados pelo Inter no meio da temporada. O chileno chegou a estrear com Mano Menezes enquanto Bruno Henrique foi anunciado no mesmo dia da confirmação do retorno de Eduardo Coudet. Com a implementação do sistema 4-1-3-2 desde a estreia do argentino, com Johnny como titular na primeira função do meio-campo, Aránguiz e Bruno Henrique passaram a disputar a mesma posição.
Antes do jogo contra o Corinthians, Aránguiz e Bruno Henrique haviam atuado juntos apenas no decorrer de partidas. Em Itaquera foi a primeira vez que iniciaram juntos. Sem a presença de um outro volante, Aránguiz fez a função mais recuada do meio-campo, com Bruno Henrique atuando adiantado. No entanto, houve revezamento em momentos da partida, com o camisa 8 recuando e dando liberdade para o chileno avançar.
Eduardo Coudet costuma dizer que não gosta de avaliar individualmente seus jogadores. Ao ser questionado sobre o novo posicionamento de Aránguiz, ele fez uma análise genérica sobre a equipe, mas deixou claro sua ideia de que o chileno pode fazer multifunções no meio-campo.
— Para mim, Aránguiz pode jogar de qualquer coisa. É um jogador diferenciado. Seria injusto também falar só dele, porque a verdade é que temos que falar do crescimento de muitos jogadores. Igor Gomes foi bem, que vinha jogando pouco, ou quem vinha jogando, como Mauricio. A verdade é que sinto que temos muitos jogadores em bom nível. Temos que buscar fechar da melhor maneira em casa com a intenção de ganhar novamente frente ao torcedor e mostrar que esse time joga bola, que joga bem — avaliou o argentino, projetando o confronto com o Botafogo, nesta quarta-feira (6), pela última rodada do Brasileirão.
Os números mostram como Aránguiz seguiu tendo participação semelhante nas estatísticas do Inter atuando como primeiro volante. Em Itaquera, ele foi o segundo jogador colorado com mais passes certos (atrás apenas de Renê), um total de 60. Na rodada anterior, contra o Cuiabá, quando teve Johnny ao seu lado, o chileno também havia ficado atrás de Renê e sido segundo mais passador, com 57. Ele também teve bons números defensivos sendo, diante do Timão, o atleta do Inter com maior número de desarmes, um total de três.
Atuar como primeiro volante não é uma novidade para Aránguiz, que jogou assim no Bayer Leverkusen. Especialista em futebol alemão, o comentarista Mário André Monteiro ressalta que o chileno viveu seu melhor momento na Bundesliga atuando mais recuado no meio-campo.
— O Aránguiz foi colocado como primeiro volante a partir da temporada 2019/20 pelo técnico holandês Peter Bosz. Antes disso, ele vinha jogando como segundo volante, mas não se destacava muito, era um cara que oscilava. Com a chegada do Bosz, ele acabou recuado para primeiro volante e foi quando passou a destacar. Ele virou uma peça fundamental, um titular absoluto do Leverkusen. O que atrapalhou o Aránguiz foram as lesões, teve muitas musculares nas últimas temporadas, mas quando esteve inteiro foi um titular importante jogando como primeiro volante. Ele virou também um marcador muito bom — observa Monteiro, que acredita que Aránguiz terá facilidade para executar a função no futebol brasileiro.
— Se o cara consegue jogar nesse função na Alemanha, um futebol bem mais corrido e dinâmico, consegue fazer aqui. O Coudet tem uma mentalidade mais europeia, trabalhou por lá. Se o Coudet consolidar o Aránguiz como primeiro volante, ele vai tomar conta da posição — projeta.
Johnny treinou na segunda-feira (4) e pode ficar à disposição de Coudet para o jogo contra o Botafogo, no que será sua despedida do Inter. O elenco conta ainda com Gabriel e Rômulo como primeiros volantes de origem. A experiência na Alemanha e a boa atuação em Itaquera, porém, mostram que Aránguiz também é opção para ser o primeiro homem do meio-campo colorado na próxima temporada.
Aránguiz contra o Corinthians:
- 88 minutos jogados
- 3 desarmes (1º do Inter nesse quesito)
- 60 passes certos (2º do Inter nesse quesito)
- 2 lançamentos longos