A terceira vitória consecutiva, obtida sobre o Corinthians, fora de casa, deixou a impressão de que o Inter poderia ter ido mais longe no Brasileirão. A campanha após a eliminação na semifinal da Libertadores tem aproveitamento de 61%, superior a três dos quatro times no G-4 no campeonato inteiro (Atlético-MG e Flamengo têm 59% e o Grêmio tem 58%). O líder Palmeiras tem 62% de aproveitamento após 37 rodadas.
Dos 12 jogos disputados desde que caiu para o Fluminense, no início de outubro, o Colorado conquistou 22 pontos, vencendo sete jogos (Grêmio, Santos, Vasco, Cruzeiro, Bragantino, Cuiabá e Corinthians) e empatando dois (América-MG e Fluminense). Foram só três derrotas neste período (para Bahia, Coritiba e Palmeiras). Além disso, 23 gols marcados e 15 sofridos.
— Teve um período em que sofremos muito. Teve as trocas (preservações), vocês também falaram disso, e hoje acho que tomamos consciência. Às vezes são momentos do futebol e agora todo mundo está ligado e ajudando. É o que tento transmitir ao grupo, que sempre o balanço (do ano) se faz quando termina a competição. Se tenho que falar algo que não deu certo quanto à minha responsabilidade, houve muita distância entre o que tinha mais minutos e o que não vinha jogando. Mas, agora, sinto que nivelamos isso outra vez — avaliou o técnico Eduardo Coudet no último sábado (2).
Por incrível que pareça, os tropeços que atrapalharam uma ascensão ainda maior ocorreram nas partidas disputadas no Beira-Rio, nas quais o Inter perdeu para o rebaixado Coritiba e empatou com América-MG e Fluminense.
— Quando dá certo em três jogos seguidos, você começa a lembrar o ponto que se foi, mas o futebol é assim. Não tem como recuperar o que não deu. Se tivesse ganhado tal jogo, se tivéssemos passado pela semifinal… Vamos ficar olhando para trás, mas a ideia fundamental é olhar para a frente e gerar uma mentalidade ganhadora, fechando o Brasileirão da melhor maneira — concluiu o treinador.
A participação do Inter no campeonato se encerra nesta quarta (6), contra o Botafogo, no Beira-Rio. Em 9° lugar, a equipe não tem mais chances de subir nenhuma posição. Mas, por outro lado, poderá perder, no máximo, duas colocações (terminaria em 11º lugar se perder para o Botafogo e São Paulo e Fortaleza vencerem seus jogos).
Confira o aproveitamento do Inter após a Libertadores
- 12 jogos (7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas)
- 61% de aproveitamento
- 23 gols marcados e 15 sofridos