Alessandro Barcellos foi reeleito presidente do Inter em eleição realizada neste sábado (8). Representando a chapa "Em Frente! Pelo Inter, pela torcida!", o atual dirigente do Colorado obteve 15.994 (53,68%) votos, contra 13.531 (45,41%%) de Roberto Melo, da chapa "Gigante de Novo". O novo mandato vai até 2026.
A votação foi encerrada às 17h, com 29.696 sócios participando do pleito, seja presencialmente ou de forma virtual. Houve, ainda, quatro votos apartados (que ainda serão analisados pela comissão eleitoral. O número de votantes foi recorde no clube. Compondo a chapa de Barcellos, também foram eleitos os vice-presidentes Dalton Shimitt Junior, Ivandro Rodrigo Morbach, Victor Grunberg e Miguel de Sampaio Dagnino.
Por que a reeleição de Barcellos é maior do que a diferença de votos
Leia a coluna
— Trazer todo mundo para estar junto, trabalhar pelo Inter ainda mais e voltar a ser campeão — disse Barcellos sobre o principal objetivo para os próximos anos logo após o anúncio do resultado.
Formado em Administração, especializado em Gestão da Inovação pela Unicamp, Alessandro Barcellos, 52 anos, acumula experiência em cargos públicos (prefeitura de Porto Alegre, Assembleia Legislativa e governo do Estado), além de ter sido professor da Escola de Administração da UFRGS. Atua no Inter desde 2014, participando dos setores de administração, finanças, departamento de futebol e, desde 2021, como presidente.
Durante o primeiro mandato, Barcellos conduziu o Inter com o objetivo de reestruturar o clube financeiramente e arriscou em uma ruptura na condução do futebol, com a contratação de treinadores como Miguel Ángel Ramírez e Cacique Medida, além de dirigentes como Paulo Bracks, Gustavo Grossi e Paulo Autuori. Embora seja elogiado pelo equilíbrio nas contas, esta direção é cobrada por resultados esportivos, já que não conquistou títulos.
No período, o Colorado terminou o Brasileirão 2022 em segundo lugar e, no ano seguinte, caiu nas semifinais da Libertadores. Porém, também acumulou eliminações para equipes de menor expressão no Gauchão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Para o segundo mandato, a equipe de Barcellos promete a manutenção do técnico Eduardo Coudet, com aumento no orçamento de salários e de aquisição de atletas para construir uma equipe que possa competir pelo título do Campeonato Brasileiro em 2024. Em termos de estrutura, a construção e inauguração de um novo centro de treinamento, em Guaíba.
Os números da eleição:
- Chapa 1 (Alessandro Barcellos): 15.994 votos (53,68%)
- Chapa 2 (Roberto Melo): 13.531 votos (45,41%%)
- Nulos: 157 votos
- Total de votos: 29.696 + 4 apartados (ainda serão analisados)
- Votos online: 27.961
- Votos presenciais: 1.835
Chapas que concorriam ao Conselho Deliberativo:
- Chapa 1: Em frente! Pelo Inter, Pela Torcida! - 35 cadeiras
- Chapa 2: Gigante de Novo - 48 cadeiras
- Chapa 3: Reage Inter - 23 cadeiras
- Chapa 4: O Povo do Clube - 44 cadeiras
- Chapa 8: Aliança Colorada sem cadeira
- Chapa 9: Cláusula Zero - sem cadeira
Nas redes sociais, Barcellos agradeceu à torcida pelo apoio durante todo o período eleitoral e por ter sido escolhido pela maioria dos sócios colorados: "Mais uma vez fizemos a maior eleição da história de clubes no Brasil. Obrigado aos milhares de colorados e coloradas que depositaram seu voto de confiança em nosso projeto por mais 3 anos. Vamos nos dedicar ao máximo para unir o Internacional, na luta pelos grandes desafios que vem pela frente. Para construir o Inter do futuro precisamos de todos juntos. Vamos por mais".