Os portões fechados do Beira-Rio escondem o treino do Inter e, consequentemente, o substituto de Alan Patrick que, suspenso, não poderá enfrentar o Bragantino neste domingo (26). Porém, basta olhar em perspectiva para perceber quem pode estar brigando pela vaga do camisa 10.
O meia é o jogador do elenco colorado que mais vezes atuou, estando presente em 59 das 63 partidas da equipe. Em sete delas ingressou no decorrer da partida. Ou seja, foram 11 jogos em que o treinador precisou escolher um outro atleta para iniciar entre os titulares.
Com Mano Menezes
Mauricio foi o eleito por Mano Menezes em três oportunidades. Na época, como a equipe atuava no 4-2-3-1, Pedro Henrique foi escalado pelo lado direito de ataque, deslocando o jovem meia para a faixa central. A situação se repetiu contra o São José-PoA, no Gauchão, e contra Goiás e Atlético-MG, pelo Brasileirão.
Em outras duas situações, diante do América-MG, no jogo que marcou a eliminação na Copa do Brasil, e na estreia de Enner Valencia contra o Fluminense, o treinador alterou o sistema tático, adotando um trio de volantes no meio-campo.
A escolha que mais chamou a atenção se deu na vitória sobre o América-MG, pelo Brasileirão, quando o Inter preservava titulares para encarar o Independiente Medellín, pela Libertadores. Na ocasião, Jean Dias foi o escolhido e, inclusive, marcou um dos gols da virada na Arena Independência.
Com Eduardo Coudet
Todas as vezes em que Eduardo Coudet buscou uma opção, foi porque os titulares estavam sendo preservados de olho no torneio continental. E, como o camisa 10 atua ao lado do atacante, no sistema tático 4-2-3-1, a escolha sempre se deu por um atacante.
Pedro Henrique iniciou três vezes (contra Corinthians, Fortaleza e Flamengo), enquanto que Lucca começou duas (enfrentou Athletico-PR e Atlético-MG). Em todas estas apresentações, contudo, Alan Patrick entrou no segundo tempo.
Confira os substitutos de Alan Patrick no Inter:
- Inter 2x0 São José: Mauricio (Gauchão)*
- Inter 1x0 Goiás: Mauricio (Brasileirão)*
- Atlético-MG 2x0 Inter: Mauricio (Brasileirão)
- Inter 3(4)x(5)1 América-MG: Trio de volantes — Campanharo, Johnny e De Pena (Copa do Brasil)
- América-MG 1x2 Inter: Jean Dias (Brasileirão)
- Fluminense 0x2 Inter: Trio de volantes — Rômulo, Campanharo e De Pena (Brasileirão)
- Inter 2x2 Corinthians: Pedro Henrique* (Brasileirão)
- Inter 0x1 Fortaleza: Pedro Henrique* (Brasileirão)
- Flamengo 0x0 Inter: Pedro Henrique* (Brasileirão)
- Athletico-PR 2x1 Inter: Lucca* (Brasileirão)
- Inter 0x2 Atlético-MG: Lucca* (Brasileirão)
*Alan Patrick estava no banco de reservas e entrou no segundo tempo