Às vésperas da 33ª rodada do Brasileirão, a probabilidade do Inter se classificar para a Copa Sul-Americana do próximo ano é de 87%. A projeção é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conforme a instituição, a conquista da vaga com tranquilidade vem a partir dos 50 pontos, quando a probabilidade ultrapassa os 99%.
Atualmente com 42 pontos, na 11º colocação, o Colorado tem seis desafios até o fim da temporada para garantir posição entre o 7º e o 14º — zona da tabela que dá o acesso à Sul-Americana. Tudo começa na próxima quarta-feira (8) contra o Fluminense, às 19h, no Beira-Rio. O Colorado recebe o time de Fernando Diniz, que está de ressaca do título da Libertadores, sem chance de rebaixamento e de olho no mundial.
Três jogos fora, três em casa
Na sequência, o Inter viaja a São Paulo para encarar o Palmeiras no sábado (11), às 21h, na Arena Barueri. Além de buscar a confirmação da vaga na Libertadores, o Verdão está mais vivo do que nunca e com chances de ser campeão brasileiro, a depender, é claro, de eventuais tropeços do Botafogo (com dois jogos a mais) e do Bragantino, colado na equipe de Abel Ferreira na terceira colocação e um ponto a menos do que o Palmeiras — 59 contra 58 pontos. O Botafogo tem 59 pontos e o Grêmio, 56.
No dia 26 de novembro, o Inter recebe em Porto Alegre mais um time na briga pelo título, o próprio Bragantino, o segundo time que mais pontuou no returno, com um jogo a menos. Na antepenúltima rodada, o desafiante é o Cuiabá, em Mato Grosso no dia 29. Os mato-grossenses, até agora, mantém um olho na vaga da Sul-Americana sem tirar o outro da zona de rebaixamento.
O primeiro adversário de dezembro é o Corinthians, em São Paulo, no dia 3. Os corintianos querem salvar a temporada com uma vaga na Sul-Americana. A expectativa para o confronto gira em torno do reencontro entre o Colorado e o seu ex-treinador Mano Menezes.
O encerramento da temporada será em casa, contra o Botafogo, atual líder. O futuro do Fogão, por enquanto, está indefinido. O Inter pode enfrentá-lo já campeão, na briga pelo título ou fora da disputa pela taça — no caso de um aproveitamento desastroso nos seis últimos jogos.
Os desafios que restam ao Inter
- Inter x Fluminense — Quarta-feira (8), às 19h, no Beira-Rio
- Palmeiras x Inter — Sábado (11), às 21h, na Arena Barueri
- Inter x Bragantino — Domingo (26), no Beira-Rio (horário a definir)
- Cuiabá x Inter — Quarta-feira (29), na Arena Pantanal (horário a definir)
- Corinthians x Internacional — Domingo (3 de dezembro), na Neo Química Arena (horário a definir)
- Inter x Botafogo — Quarta-feira (6 de dezembro), no Beira-Rio (horário a definir)