A volta aos treinos do Inter durante a parada do Brasileirão e da Libertadores para a data Fifa contou com uma novidade no elenco profissional. O zagueiro Luan, de 18 anos, subiu do sub-20 para integrar o plantel de Eduardo Coudet nas atividades no CT Parque Gigante.
Nascido em abril de 2005 na cidade paulista de Osasco, Luan Jesus Mendes de Lima, de 1m89cm, chegou ao Inter em abril neste ano em um pacote de contratações para o sub-20 que contou com outros quatro jovens: o também zagueiro Eduardo Carvalho, os volantes Wanderson Papaterra e Luiz Eduardo e o lateral-direito Valentim Alejo.
Luan estava no XV de Jaú e teve passagem pelo Bahia. Ele assinou contrato com o Inter até fevereiro de 2025 e tem uma multa rescisória no valor de 60 milhões de euros (R$ 319 milhões na cotação atual).
Canhoto, Luan é alternativa para o lado esquerdo da zaga, que tem no momento Gabriel Mercado como titular e Nico Hernández como primeiro reserva. O elenco está sem um dos seus zagueiros principais, Vitão, que sofreu uma lesão muscular no empate com o Flamengo, em 26 de agosto.
Além de Nico e Mercado, Igor Gomes é outro defensor à disposição. Lateral-direito de origem, Hugo Mallo vem jogando como zagueiro. Rodrigo Moledo está afastado pela Conmebol após ter testado positivo para ostarina em exame antidoping realizado na vitória sobre o Metropolitanos-VEN, na Venezuela, em maio, pela Libertadores.
Segundo apurado por GZH, a subida de Luan segue um projeto do clube que vinha sendo feito também pela comissão técnica de Mano Menezes de dar aos jovens rodagem com os profissionais. Não está definido ainda se o defensor seguirá no grupo principal para a reta final de temporada.
Na base
Como chegou em abril, Luan não fez parte do time sub-20 que disputou a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele jogou partidas do Gauchão, da Copa do Brasil e do Brasileirão Sub-20.
No Estadual, foi opção entrando no decorrer dos jogos. Ele foi titular no Gre-Nal da Copa do Brasil Sub-20, disputado no Beira-Rio, que terminou em 1 a 1 no tempo normal e foi vencido pelo Grêmio nos pênaltis, em agosto. Luan foi expulso nos minutos finais do clássico após levar o segundo amarelo.