Faltando menos de duas semanas para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores contra o River Plate, na Argentina, o Inter recebeu da Conmebol a informação da suspensão de Rodrigo Moledo. O zagueiro foi flagrado em exame antidoping realizado após a partida contra o Metropolitanos, em 25 de maio, na Venezuela, por ostarina, substância proibida por ter ação anabolizante. Moledo se declarou inocente e o Inter pediu contraprova do exame.
A ostarina foi a mesma substância encontrada no exame antidoping do zagueiro Manoel, do Fluminense, na goleada sobre o River Plate, pela fase de grupos Libertadores, em maio deste ano. O jogador do clube carioca teve inicialmente seu julgamento marcado para 28 de junho, mas a Unidade Disciplinar da Conmebol adiou a audiência e ainda não definiu nova data. A jogadora de vôlei Tandara foi outra atleta brasileira flagrada com ostarina, o que lhe tirou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
A Ostarina é da classe dos SARMS, sigla do inglês para moduladores específicos de receptores androgênicos. Seu efeito aumenta a massa muscular e força. Atualmente, ela é usada em estudos da sarcopenia, doença que causa perda da massa muscular e atinge, principalmente, idosos.
A substância, porém, é considerada ilegal para o esporte desde 2008. Ela funciona de forma semelhante a anabolizantes, mas costuma ser procurada por não trazer os mesmos efeitos colaterais dos esteroides. A ostarina gera procura por praticantes de esporte como o fisiculturismo.
Não há substâncias com ostarina vendida em farmácias, por exemplo. O medicamento é encontrado de forma manipulada ou comprado ilegalmente.
Moledo se manifestou nas redes sociais. Em texto prometeu provar sua inocência no caso:
"Por toda a minha vida me preparei e trabalhei para cumprir meu sonho de ser jogador de futebol. Há mais 15 anos como profissional sempre atuei de forma idônea, limpa e transparente e vou lutar até o fim para esclarecer o ocorrido e provar minha inocência. Agradeço a todo suporte que o Sport Club Internacional está me dando."
A suspensão de Moledo foi feita de forma preventiva pela Conmebol, mas vale para jogos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.